Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA
8888 Acessos
Os alunos do ensino infantil da Creche Izoldina de Castro Maia e da escola Lourença Afonso de Melo tiveram um momento de aprendizado e descontração através do Programa Saúde na Escola. Com o tema “prevenção contra a dengue e covid-19”, a equipe da Atenção Básica utilizou do lúdico para levar informações sobre as doenças, formas de prevenção, sintomas e tratamento através de músicas e histórias às crianças de 0 a 11 anos.
Uma das histórias contadas às crianças é a da Chapéuzinho Vermelho. O conto substitui o lobo mau pelo mosquito aedes aegypthi e mostra que a vovó de chapeuzinho tinha o quintal sujo, com pneus e garrafas com água parada, o que contribuiu para que contraísse dengue. Quando sua neta chegou em sua casa ela estava deitada e com dores e que a partir desse dia começou a ter mais cuidados.
Conforme a enfermeira Cristiane Teixeira, a dengue é um dos principais problemas de saúde pública e deve ser combatido por todos. “Uma vez que os casos se concentram nas casas, a mobilização com as crianças é uma forma de termos retorno nos cuidados diários e na diminuição da doença. Este método lúdico possibilita uma maior interação e aprendizado dos alunos”, conta.
Nesta semana, quem também recebe a equipe da Saúde são os alunos da Creche Maria Ferreira Ribeiro e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).