Com número recorde de equipes, 27ª Tacinha Araguaia teve início neste final de semana; evento abrange nova modalidade

Por Thays Aguiar (Estagiária) | Assecom/AIA

Arquibancadas cheias, gritos e muita ansiedade. Assim foi o início da 27ª Tacinha Araguaia de Futsal e Vôlei em Alto Araguaia (MT). Com início neste sábado (05), o evento organizado pela prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Turismo e Lazer (SEMEL) teve a maior participação de equipes escritas já registrada. No total, 73 times brigam pelo título e representam a região a Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Pedra Preta (MT), Santa Rita do Araguaia e Mineiros (GO).

Com abertura às 8h30, as competições aconteceram no Ginásio de Esportes Jerônimo Samita Maia, o Samitão, no Bairro Aeroporto. Presente na Tacinha, o prefeito Gustavo Melo (PSB) agradeceu a presença de todos os familiares e o esforço dos servidores do município para realização do evento. “Sem dúvidas a tacinha é mais um incentivo ao esporte. A prefeitura trabalha para fomentar a prática esportiva e oferecer às nossas crianças e jovens atividades físicas para ocupar o tempo ocioso após a escola. Importante destacar que é também um incentivo à saúde”.

“Só temos a agradecer aos pais por se fazerem presentes, acompanhando seus filhos neste evento. A Tacinha só pode acontecer graças ao empenho do nosso prefeito e todo apoio de nossos servidores”, complementa a secretária de Educação, Esportes, Cultura, Turismo e Lazer, Paula Fraga Niedermeier.

Avó coruja, dona Creusa Gomes, 71 anos, vibrou a cada momento em que seu neto de 7 anos esteve em campo. Segundo ela, é uma honra ver o crescimento do pequeno atleta. "Sempre acompanho meu neto quando ele participa. Eu largo tudo para vir torcer por ele", relata orgulhosa.

Também prestigiaram o início dos jogos o vice-prefeito, Freud Fraga dos Santos, o secretário de Obras e Infraestrutura, Milton Lima, e o vereador Henrique Pyter (PSB).

PRIMEIRA RODADA – Entre gritos e comemoração dos familiares, as crianças da categoria Sub-05 da Escolinha Alto Garças de Futsal, de Alto Garças (MT), colocaram a bola no gol sete vezes em cima da Escolinha Araguaia Futsal, de Alto Araguaia. Já na categoria mamadeira (6 e 7 anos), o time da casa venceu da equipe de Alto Garças, quando um dos atletas jogava com idade superior à permitida, infringindo às regras.

O time Projeto Passos para o Futuro (Alto Araguaia) da categoria Pré-mirim (10 e 11 anos) foi um dos ganhadores com goleada de oito a um contra Escolinha de Alto Garças. Eduardo Marcos Rezende, 11 anos, disse estar feliz com o resultado do jogo. “Eu acho que nós merecemos ganhar, mas vamos treinar muito para também ganhar o próximo”, comenta.

No quarto jogo de abertura, o time Alto Garças não perdoou: 14 x 0 sobre o time Meninos da Vila Santa Rita, de Santa Rita do Araguaia (GO), pela categoria Mirim (12 e 13 anos). Já na categoria fraldinha (8 e 9 anos), o Vila Esperança de Santa Rita balançou a rede nove vezes, enquanto que o time Hipica/Academia do Corpo (Mineiros/GO), fez apenas um gol. Ao contrário, na categoria Pré-mirim, Hipica/Academia do Corpo ganhou de 16 a 0 contra a Unidos para Sempre Santa Rita.

NOVA MODALIDADE - A novidade deste ano é a inclusão do Vôlei no evento, nas categorias feminino e masculino adulto. Segundo o Coordenador de Esportes de Alto Araguaia, Herasmo Borges, notou-se um número grande de pessoas que jogam vôlei na cidade e por conta disso, a modalidade será inserida para que os atletas também possam ter uma disputa com premiações. "A Tacinha é de grande importância porque além de incentivar o esporte, ocupa a mente das crianças e as deixam longe das ruas", conta.  A abertura dos jogos de vôlei acontece no próximo sábado, dia 12 de maio.