Com doses insuficientes, Alto Araguaia retoma vacinação contra Covid-19 para grupo acima de 80 anos

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Em poucas quantidades, Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) recebeu uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19. Após conferência e distribuição dos imunizantes para as unidades básicas de saúde, a vacinação retoma nesta quinta-feira (04). A prioridade são para idosos de 80 a 89 anos. Doses não serão suficientes para vacinar todo o grupo.

De acordo com a nota de fornecimento de material encaminhada pelo Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis, Alto Araguaia recebeu 130 imunizantes Astrazeneca para primeira aplicação, sendo que 100 são para o grupo de 85 a 89 anos e 30 aos trabalhadores da saúde que ainda não foram vacinados.  Outras 80 doses da Coronavac para primeira e segunda aplicação são destinadas a idosos de 80 a 84 anos.

Em estimativa, o município possui 97 pessoas na faixa etária de 85 a 89 anos, enquanto que 169 pertencem ao grupo de 80 a 84 anos. “Infelizmente são poucas unidades e não conseguiremos vacinar todos de uma vez. Com as doses da Coronavac conseguiremos imunizar apenas 24% do grupo prioritário, por exemplo”, explica o coordenador da Atenção Básica, Cleomar Vilela.

A aplicação da primeira dose do imunizante acontece em todas as unidades básicas de saúde nesta quinta-feira (03). As pessoas pertencentes ao grupo prioritário da nova remessa devem levar a carteira de vacinação, documento pessoal e cartão SUS. É obrigatório o uso de máscaras e manter as medidas de segurança e higiene.

“Reforçamos que não será o suficiente para todos, mas vamos continuar com a vacinação assim que recebermos mais doses do Ministério da Saúde. Pedimos compreensão. Aos poucos seremos imunizados”, finaliza Cleomar Vilela.

VACINÔMETRO – Do início da vacinação no dia 20 de janeiro até agora, Alto Araguaia vacinou 381 pessoas para a primeira dose, compreendidos por trabalhadores da saúde, idosos institucionalizados e pessoas acima de 90 anos. De acordo com o painel de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, 159 pessoas já receberam o reforço do imunizante.

As informações detalhadas estão disponíveis no site oficial do município (www.altoaraguaia.mt.gov.br), na guia boletim Covid-19.