Com danos e risco de queda, árvore é removida após solicitação de moradores

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Com danos e risco de queda, árvore é removida após solicitação de moradores

Após danos e risco de queda em residência, moradores da Avenida Vereador Lauriston Barbosa, na Bairro Aeroporto, solicitaram a retirada de uma árvore. Da espécie fícus benjamina, a árvore com mais de 11 metros de altura, superior há um poste de rede primária, cresceu com galhos afastados e entre a fiação. A retirada ou poda de árvores deve ser realizada com autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semapa), após laudo técnico.

A moradora Apoliany Alves relata que as manutenções em fios de energia e internet eram constantes devido ao rompimento dos cabos. “A árvore cresceu entre os fios e causava vários problemas. Minha mãe mora há 15 anos aqui, e o risco de a árvore cair sobre a casa era grande”, diz.

De acordo com o engenheiro florestal Emílio Gomes, com as podas constantes por parte da empresa que presta serviço no fornecimento de energia elétrica, o crescimento da árvore ficou irregular entre os fios. “Era um problema constante que trazia riscos. Após os moradores solicitarem, acompanhamos, realizamos a vistoria e solicitamos o desligamento da energia para execução do serviço”, explica.

Com laudo técnico e acompanhado de profissionais da Energisa, a retirada da árvore foi executada por servidores da Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços urbanos. De acordo com a Semapa, haverá intervenção em outros pontos de riscos já identificados.

Solicitações podem ser encaminhadas para a Secretaria de Meio Ambiente, anexo à Prefeitura Municipal, ou por telefone (66) 3481-2639.