Catadores de recicláveis de Alto Araguaia comemoram entrega de galpão à associação

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

“Saímos do lixão, onde não tínhamos segurança nenhuma, estávamos no sol, no meio de animais mortos e agora estamos em um barracão com total segurança”, relata Maria Júlia, catadora de recicláveis de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) há 20 anos, ao comemorar a inauguração e entrega da Associação dos Catadores de Recicláveis (ASCALTO), nesta sexta-feira (02). A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho.

Com 20 catadores de recicláveis, a Ascalto funciona em um galpão alugado pela prefeitura às margens da BR-464, saída para o município de Alto Garças.  Para as atividades, o município também custeia despesas com combustível e bolsa auxílio no valor de R$ 550,00/mês. “Este é um incentivo para que estas pessoas tenham melhores condições de trabalho com mais segurança e saúde, proporciona geração de emprego e renda, promove cidadania e desenvolvimento sustentável. Inaugurar a Ascalto hoje é uma vitória de todos”, diz o prefeito Gustavo Melo.

A primeira dama, Priscila Dourado Martins enalteceu a parceria para realização do projeto. “Através de muito trabalho, depois de um ano, conseguimos ver hoje a associação e associados entusiasmados, capacitados e com os equipamentos básicos para iniciarem as atividades. Isso não seria possível sem o apoio e dedicação da juíza Drª Karina Rigatto e a confiança que todos os associados depositaram em nosso trabalho”, pontua a primeira dama

Quem também comemorou a iniciativa foi a catadora Manuela Maria. Segundo ela, não tinha conhecimento que era possível receber apoio. “Não esperávamos tanto. Achávamos que iriam nos tirar de lá sem receber nada. Hoje temos tudo isso, bolsa, caminhão, equipamentos, treinamentos, isso é muito bom. A Justiça do Trabalho e a Prefeitura mostraram que somos valorizados”, pontua.

Durante a rápida cerimônia de entrega da Ascalto, os associados também receberam um kit de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), um caminhão para coleta de recicláveis e diversos equipamentos por meio da Justiça do Trabalho.

Em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Secretaria Municipal de Assistência Social e Governo de Mato Grosso, os catadores também receberam cestas básicas incluindo itens de limpeza e higiene, além de dois cobertores. A ação contou a presença da vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, do juiz e coordenador da Justiça Comunitária, José Antônio Bezerra Filho, e da juíza da comarca local, Marina Carlos França.

Também participaram da entrega oficial da Ascalto, representantes do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi (PSB), Ademir Gaspar de Lima e o assessor Eliseu Tavares; assessor do deputado federal Juarez Costa (MDB), Marco Aurélio Carvalho; prefeito de Poxoréu, Nelson Paim; secretários, coordenadores e servidores de diversas áreas, e vereadores do município.