Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA
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O cadastro e a emissão da carteira de identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pode ser realizado em Mato Grosso através do aplicativo MT Cidadão. O procedimento busca garantir mais agilidade onde o documento digital fica pronto em até cinco dias enquanto que a versão impressa no prazo de até 30 dias.
Conforme explica a secretaria de Assistência Social de Alto Araguaia, Priscila Dourado, a carteira tem por objetivo assegurar a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados. “É uma bandeira da primeira dama do Estado Vírginia Mendes e que também buscamos para o nosso município, afim de atender o pedido de pais, de associações e de garantir direitos às pessoas com TEA”, diz.
Para solicitar a carteira, o requerente deve anexar no aplicativo (versão android e IOS) uma cópia da certidão de nascimento ou do documento de identificação (RG), cópia do CPF, uma foto 3X4 colorida e o laudo médico que atesta o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Após a juntada dos documentos, o requerimento será analisado e, a documentação estando de acordo, será aprovado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC).
Em Alto Araguaia, os interessados que tiverem dificuldades podem buscar ajuda ou mais informações junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O órgão atende de segunda à sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h.