Caravana do Mutirão Rural da Cidadania atenderá em Alto Araguaia

Caravana do Mutirão Rural da Cidadania atenderá em Alto Araguaia
[caption id="attachment_18720" align="alignleft" width="319"]DSC02005 Alunos da Escola Maria Júlia durante palestra[/caption] Alto Araguaia, MT – Educar para conscientizar. É com este objetivo que a prefeitura municipal de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) iniciou, esta semana, uma série de palestras sobre cuidados e importância acerca da reciclagem do lixo doméstico. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. A primeira escola atendida foi a Maria Júlia de Almeida, no Bairro Cohab. O secretário Jéfferson Luiz Berigo e o gestor ambiental Nelsoney da Costa Marques são os responsáveis por debater o tema com alunos dos anos iniciais. As palestras são centradas na orientação sobre o lixo produzido e bem como conscientizam os alunos sobre reciclagem. Somente no primeiro dia quase 100 crianças foram atendidas. Ações em prol da conscientização sobre cuidados com o meio ambiente constam no programa de políticas públicas implantados pelo prefeito Maia Neto (PR) em Alto Araguaia. “A prefeitura de Alto Araguaia sempre apóia ações de incentivo à conscientização ambiental, pois uma vez que uma das prioridades é minimizar os impactos no meio ambiente. Essas palestras levam orientação às crianças, que serão os adultos de amanhã. Nada melhor que orientá-las sobre os cuidados com o lixo, bem como a importância da reciclagem”, disse o secretário Jéfferson Berigo. As palestras iniciadas nesta terça-feira (27/02) não têm previsão para serem concluídas. O objetivo é de levá-las a todas as escolas municipais, bem como também para rede estadual e particular de ensino em Alto Araguaia. “É uma ação que não pode deixar de ser feita. A educação é fundamental. É importante que desde cedo as crianças tenham essa consciência acerca da reciclagem e os cuidados que temos de ter com o lixo. A cidade só tem a ganhar. Esperamos que com esse trabalho tenhamos um bom resultado e nada melhor que iniciarmos pelas escolas”, observou gestor ambiental Nelsoney da Costa Marques. O tema que mais prendeu a atenção das crianças foi sobre o tempo que leva cada material para se decompor. A professora Maria Luzia, do quarto ano da Escola Maria Júlia de Almeida, levou seus alunos para participar da palestra na manhã de terça-feira. Além de pedir a atenção, vai fazer uma atividade em sala de aula usando a temática do lixo e sua reciclagem.