Campanha contra o frio: famílias carentes recebem cobertores em Alto Araguaia

Campanha contra o frio: famílias carentes recebem cobertores em Alto Araguaia
Informações foram levadas pelo secretário de Meio Ambiente e técnico ambiental da prefeitura de Alto Araguaia [caption id="attachment_21831" align="alignright" width="314"]DSC03181 Assentados e representantes da prefeitura durante a palestra de conscientização no Assentamento Córrego Rico[/caption] Alto Araguaia, MT – Cerca de 40 moradores residentes e proprietários de áreas no Projeto de Assentamento do Córrego Rico participaram na manhã desta terça-feira (23) de uma reunião na sede da Associação Topázio Vale do Araguaia. O objetivo foi discutir e levar informações sobre preservação ambiental, proteção das matas ciliares e cuidados com recursos hídricos. O encontro foi conduzido pela prefeitura de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Na área de 1.400 hectares são 47 assentados. A reunião foi motivada após a secretaria receber denúncias de moradores da região, principalmente envolvendo a questão ambiental e a falta de cuidados com os cursos d’água que margeiam as propriedades. O objetivo do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Jefferson Luiz Berigo, e do técnico ambiental e diretor-presidente da Associação Cultural Nascente do Araguaia e Taquari (ACENA) foi o de levar informações relacionadas ao meio ambiente, ao novo código florestal e ações de preservação dos recursos hídricos, principalmente nascentes dos rios. Durante a reunião os assentados tiveram informações sobre a proteção das matas e encostas de rios, preservação das bacias hidrográficas e conservação das áreas de preservação permanente (APPs). “E ações para evitar multas. Tivemos mais de 40 pessoas que vieram e participaram. Mostraram que estão preocupadas com o meio ambiente e conscientes do seu papel de preservação. Outra temática abordada foi às queimadas. Todos saíram da reunião cientes do compromisso e da responsabilidade que têm em relação ao meio ambiente”, disse o secretário de Meio Ambiente Jéfferson Luiz Berigo. O secretário fez uma avaliação positiva do encontro. "Acredito que a reunião cumpriu seu papel de incentivar o desenvolvimento de ações que preservem o meio ambiente. Que os assentados tenham compreendido a nossa mensagem, que é a da conscientização, e passem a moldar uma nova realidade a cada dia", afirmou. O presidente da Associação Topázio Vale do Araguaia, Carlos Alberto Vieira Gomes, 52, afirmou tratar-se de uma reunião importante. Os assentados tiveram a oportunidade de fazer questionamentos tanto ao secretário quanto ao técnico ambiental e diretor-presidente da ACENA. “Gostei muito da reunião. Foi de grande aproveitamento, principalmente com as informações passadas sobre cuidados com o meio ambiente e nascente dos nossos rios. Os assentados têm que ter essa consciência”, destacou.