Campanha arrecada frascos de vidros para armazenamento de leite materno; saiba como fazer a doação

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

A campanha “Doe frascos, leve vida e cultive a esperança” mobiliza toda a comunidade a realizar a doação de frascos de vidro com tampa de plástico rosqueável para armazenamento de leite materno.

Os materiais serão encaminhados para o Banco de Leite Humano que atende bebês prematuros em UTI, criança cuja mãe não consegue produzir leite o suficiente, bebês desnutridos ou que a mãe está com doença infecciosa que pode ser transmitida pelo leite. A iniciativa é uma parceria das Prefeituras, por meio da Secretaria de Saúde, com o Governo de Mato Grosso.

Em Alto Araguaia, os frascos poderão ser entregues em todas as unidades e postos de saúde. A doação representa um ato de solidariedade que ajuda a conservar o leite materno, também doado, e que é essencial para o desenvolvimento dos bebês. O objetivo é reforçar o estoque para evitar o desabastecimento.

“O leite materno é considerado o alimento mais completo para a criança no seu início de vida. Se contribuirmos com a doação destes frascos estaremos salvando vidas. É uma ação permanente, até porque a necessidade do leite é diária”, complementa o coordenador da Atenção Básica do município, Cleomar Vilela.

COMO E ONDE DOAR? – As doações de potes devem ser de vidro, transparente, com boca larga e possuir tampa rosqueável de plástico – como os vidros de café solúvel ou maionese, por exemplo. Os requisitos se devem à resistência do recipiente aos processos de esterilização, necessários para armazenar o leite.

Os interessados em ajudar pode deixar o recipiente na recepção de qualquer unidade ou posto de saúde do município. O atendimento acontece das 7h às 11h e das 13h às 17h.

BENEFÍCIOS DO LEITE MATERNO – Conforme preconiza o Ministério da Saúde, as mães devem amamentar os filhos até dois anos ou mais e, de forma exclusiva, até os seis meses de vida.

O leite materno reduz em até 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças de até 5 anos, além de proteger de doenças como diarreia, alergias e infecções respiratórias. A amamentação materna reduz ainda o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.