Caminhadas na Natureza: Alto Araguaia proporciona paisagem deslumbrante

Caminhadas na Natureza: Alto Araguaia proporciona paisagem deslumbrante
Propostas apresentadas serão levadas a demais membros da Comissão de Transição de Cursos e avaliadas pelo Consuni [caption id="attachment_25065" align="alignleft" width="319"]DSC_2085 Autoridades locais, professores e membros da Comissão de Transição participaram da reunião em Cuiabá[/caption] Cuiabá, MT – A discussão em torno da situação do campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) ganhou um novo e importante capítulo na tarde de quarta-feira (15/11). O prefeito Maia Neto (PR), professores, técnicos da Unemat e vereadores apresentaram um plano de reestruturação ao presidente da Comissão de Transição de Cursos, Rodrino Bruno Zanin. O segundo encontro em menos de um mês aconteceu novamente na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT). As propostas de reestruturação do campus local e as proposições discutidas no encontro serão apresentadas, num primeiro momento aos cinco membros da Comissão de Transição de Cursos (dois estavam na reunião), e posteriormente aos membros do Conselho Universitário (Consuni). Pela proposta defendida durante a reunião, o objetivo é de manter os três cursos atuais (Ciência da Computação; Letras e Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo); abertura do curso de engenharia agrícola ou agronomia – engenharia elétrica saiu no cenário das discussões -; criação de moradia estudantil com vagas para aproximadamente 90 alunos e implantação de um restaurante universitário terceirizado. O objetivo é de atrair alunos para os cursos atuais. Durante a reunião também foi apresentada a proposta de criação, já a partir de 2014, do curso especial de direito. Caso a procura seja grande, inicia-se um processo de discussão para que se torne regular em Alto Araguaia. A prefeitura já garantiu R$ 500 mil de investimento para custear despesas com a implantação definitiva do curso. Também ficou estabelecido que em caso de saída de algum dos cursos regulares existentes, a reposição terá que imediata. Caso seja confirmado engenharia agrícola será o primeiro curso da Unemat no Estado. Se o Consuni optar pela implantação de agronomia a instituição contará com cinco cursos em Mato Grosso. Os outros estão em Alta Floresta, Cáceres, Nova Xavantina e Tangará da Serra. Todos os assuntos deliberados durante a reunião serão levados ao crivo do Consuni, que tem o poder de decisão. “Tivemos essa reunião muito produtiva. Recebemos o plano de reestruturação do campus de Alto Araguaia. Agora levo essa documentação para comissão e à reitoria. Esse documento poderá ser incorporado junto ao relatório conclusivo. Não temos o poder de decidir, mas de qualquer forma reafirmo o compromisso em levar a proposta de reestruturação, bem como os assuntos discutidos”, garantiu o professor Rodrigo Bruno Zanin, diretor Político, Pedagógico e Financeiro do Campus de Sinop, presidente da Comissão de Transição de Cursos de Alto Araguaia. O prefeito Maia Neto (PR) saiu da reunião satisfeito e otimista com relação às tratativas para fortalecimento do campus. “São propostas excelentes para Alto Araguaia. Vamos nos reunir quantas vezes forem necessárias para mantermos nossa Unemat, bem como buscaremos o fortalecimento do campus. Discutiu-se também a formação de uma turma especial de direito. Essa aprovação será votada em março pelo Consuni. Primeiro é uma turma especial. Em caso de demanda, vamos empreender os esforços necessários para que se torne um curso regular. Foi um grande passo dado”, disse o chefe do executivo local. Também participaram do encontro o secretário de administração de Alto Araguaia, Romildo José Oliveira; os vereadores Gustavo Melo (PSD); Anderson Borges e Jorge Melo (SDD); Marilzan Nunes da Costa (PT); Marcos Aurélio da Silva (PR); professor Danilo Persch, membro da comissão de transição de cursos; professor Gleber Marques, professor do curso de Ciência da Computação e Renato David, técnico da Unemat.