logo

Cadeiras de rodas feitas sob medida são entregues a idosos de Alto Araguaia


Por Ana Clara Souza (estagiária) / Assecom/A

595 Acessos

Cadeiras de rodas feitas sob medida são entregues a idosos de Alto Araguaia

Dois idosos internos com mobilidade reduzida atendidos pelo Instituto de Longa Permanência Casa da Esperança Tia Nega foram beneficiados com cadeiras de rodas fabricadas sob medidas. A entrega foi possível por meio de um projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Centro de Reabilitação Caio Hugueney em parceria com o Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, de Cuiabá.

Outros idosos poderão ser beneficiados pela iniciativa. A coordenadora do lar dos idosos, Soraya Cristina Paniago, explicou que a iniciativa melhora a qualidade de vida dos internos com dificuldade de locomoção.

“Sem dúvida um ato de grande importância que fará grande diferença na vida dos dois internos beneficiados. A doação dessas cadeiras de rodas feitas sob medida é algo nunca realizado antes”, afirmou.

As cadeiras são novas, reforçadas, almofadas e específica para os pacientes beneficiados. Antes da produção das unidades foram tiradas as medidas dos atendidos pela ação com foco nos ombros e quadris. Antes de o projeto ser montado e enviado a Cuiabá para o Centro de Reabilitação Dom Aqui Corrêa é realizada uma avaliação prévia dos internos. O que demandam de mais cuidado são atendidos com mais urgência pela iniciativa, precedente que possibilita ao município ser beneficiado com novas unidades.

O lar dos idosos conta com uma equipe de saúde preparada para atender os internos. São médicos, enfermeiros, fonoaudióloga, psicóloga, assistente social e fisioterapeuta. Foi através do trabalho da equipe de fisioterapia que se descobriu a necessidade de beneficiar os dois internos com as cadeiras sob medida. A fisioterapeuta do Centro de Reabilitação de Alto Araguaia, Viviane de Oliveira Porto ressaltou que o objetivo com o trabalho é melhorar a qualidade de vida dos internos com atividades de recuperação e as cadeiras garantem melhor mobilidade aos beneficiados com a ação.

“Toda a equipe de saúde de Alto Araguaia participa de forma ativa para ajudar o lar dos idosos. Estamos sempre presentes para auxiliar os internos”, ressaltou.