Bombeiros do Futuro retomam atividades e inauguram piscina municipal em Alto Araguaia

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Crianças e adolescentes do Projeto Social Bombeiros do Futuro, em Alto Araguaia (MT), inauguraram a piscina do Complexo Esportivo e Educacional Euclides Carrilho de Castro Neto, durante retorno das atividades no último sábado (29). O espaço estava em desuso desde sua construção. A abertura foi possível por meio de uma nova parceria firmada entre a Prefeitura e o Núcleo do Corpo de Bombeiros do município, ainda no último ano.

“Discutimos a melhor proposta para atender a comunidade e fechamos esta parceria para uso e manutenção do espaço”, comentou o prefeito Gustavo Melo que esteve presente nas atividades.  A prefeitura irá disponibilizar todo material de limpeza e equipamentos necessários para manutenção, enquanto que caberá ao Núcleo do Corpo de Bombeiros a execução da manutenção e uso no projeto social.

O gestor lembra ainda que desde a implantação do Núcleo no município, houve diversas melhorias. “Entre todos os Núcleos dos Bombeiros em Mato Grosso, Alto Araguaia é o único que possui o projeto. Em um curto tempo avançamos muito. Com a presença destes profissionais e o trabalho aqui realizado, o município cresce”, finaliza.

Durante as atividades, foram repassadas aos alunos instruções de prevenção, nado e salvamento aquático. As atividades recebem apoio de profissionais da Secretaria Municipal de Esportes (Semel). O projeto desenvolve ainda noções de primeiros socorros, combate a incêndio, prevenção de acidentes no lar, instruções de civismo, noções militares, boas maneiras e conduta do cidadão, educação para o trânsito, entre outros temas.

O Sargento BM Marcos, representando a Coordenadoria de Articulação Comunitária do Corpo de Bombeiros do Estado, disse ter superado as expectativas. “A estrutura aqui está excelente. Estamos satisfeitos com está primeira edição do projeto social até porque foi o primeiro núcleo que abraçou a causa”, pontua.

Para o presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Edson Silva, o retorno das atividades reafirmando as parcerias, é importante para a cidade. “Desenvolver crianças melhores, longe das drogas, também é uma responsabilidade do Conseg. Ficamos felizes em ver que estamos no caminho certo”, disse.

Abraçado pelos bombeiros militares do município, o projeto tem parceria ainda do Ministério Público, Poder Judiciário, Justiça do Trabalho, Rotary Clube e Casa da Amizade. As empresas Tend Tudo Materiais para Construção e Araguaia Materiais para Construção, também são parceiras. Juntas, fizeram a doação de materiais e uniformes.

NOVA TURMA – De acordo com o comandante do Núcleo do Corpo de Bombeiros de Alto Araguaia, Sub. Tem BM Manoel Eduardo Gonçalves, a primeira turma encerrará as atividades no início de julho deste ano. “A partir de maio, é nossa previsão para nova seleção de jovens e crianças que queiram ingressar no projeto”, afirma.