Avaliação Somativa das redes estadual e municipal acontecem na próxima semana

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Avaliação Somativa das redes estadual e municipal acontecem na próxima semana

As escolas da rede municipal e estadual de ensino de Alto Araguaia (415km de Cuiabá) recebem na próxima semana (21 a 25 de novembro) a Avaliação Somativa voltada para alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. A iniciativa do programa Avalia MT, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) em parceria com as prefeituras, verificam o nível de aprendizado dos estudantes.

As provas abrangem conteúdos de língua portuguesa e matemática. Esta é a terceira edição aplicada sempre ao final do ano letivo. A partir dos resultados será possível elaborar políticas públicas para superação de dificuldades encontradas em cada unidade de ensino.

De acordo com a assessora pedagógica do município, Abilene Queiroz, a escola terá um diagnóstico dos pontos que devem ser melhor explorados. “Um ensino de qualidade é o objetivo de todas as escolas. Mas para que possamos chegar nestes índices de qualidade, instrumentos de avaliação são fundamentais para analisar, acompanhar e monitorar o ensino oferecido”, pontua.

Com os resultados, além de elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Estado, as escolas mais pontuadas serão premiadas. Já as unidades de ensino que estiverem abaixo da média, receberão apoio pedagógico para reestruturação e melhora dos índices.