Autoridades inauguram primeiro CREAS da história de Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Autoridades inauguram primeiro CREAS da história de Alto Araguaia

A Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) entregou, na manhã desta sexta-feira (02), o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) da história da cidade. O espaço, na Rua Dom Aquino Corrêa, vai possibilitar a ampliação dos serviços oferecidos para o cuidado e acompanhamento de pessoas em risco social. A unidade presta homenagem à servidora do campus local da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Maria do Carmo Figueiredo da Costa, que faleceu em abril passado em decorrência de complicações da Covid-19.

O prefeito Gustavo Melo destacou que a inauguração do CREAS em Alto Araguaia ficará marcado na história do município e trata-se de mais um avanço voltado às políticas públicas sociais às pessoas em vulnerabilidade.

“Fico feliz em dividir essa conquista. Quero destacar o papel da primeira dama Priscila Dourado, que desde o início encampou as ações para criação do CREAS em Alto Araguaia. Considero esse momento muito especial. Agradeço a todos as autoridades por estarem conosco neste momento histórico e extremamente importante para o município. Estamos ampliando as atividades de políticas de assistência social”, ressaltou.

O CREAS oferece proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, tais como vítimas de violência física, psicológica e/ou sexual, de trabalho infantil, negligência, abandono e discriminação, entre outras possibilidades.

A primeira dama e secretária de Assistência Social Priscila Dourado frisou a importância do primeiro CREAS na história de Alto Araguaia. Segundo a titular da pasta, o governo municipal está deixando um legado com a estruturação de um novo espaço para o desenvolvimento de mais políticas públicas da Assistência Social.

“Toda a equipe se empenhou com esse objetivo. O sentimento é de vitória. O CREAS é a casa da família. Vivemos tempos de intolerância e estamos empenhados em fortalecer os vínculos, em garantir direito. O CREAS vem para somar esforços às ações para darmos atenção às pessoas que sofrem e precisam de proteção”, citou a secretária.

A inauguração contou com a presença do prefeito Gustavo Melo (PSB); primeira dama e secretária de Assistência Social, Priscila Dourado; vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Maria Aparecida Ribeiro; coordenador do Programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça, juiz José Antonio Bezerra Filho, o Dr. Tony; juíza e diretora do Fórum de Alto Araguaia, Marina Carlos França; representantes do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi (PSB), Ademir Gaspar de Lima e o assessor Eliseu Tavares; assessor do deputado federal Juarez Costa (MDB), Marco Aurélio Carvalho; prefeito de Poxoréu, Nelson Paim; secretários, coordenadores e servidores de diversas áreas, e vereadores.