Por Marcos Cardial | Assecom AIA
119 Acessos
Marcos Cardial
Uma aula inaugural realizada na noite de segunda-feira (17.mar.2025) marcou o início dos cursos técnicos de Meio Ambiente e Agricultura. As capacitações são gratuitas e oferecidas por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI-MT), a Prefeitura de Alto Araguaia e a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Os cursos terão carga horária total de 1.200 horas.
Participaram da solenidade o vice-prefeito Welton Vilela (PSB), as secretárias municipais Kátia Almeida (Educação e Cultura) e Virgínia Machado (Agricultura e Meio Ambiente), a diretora da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis, professora Neiva Decol, além de representantes da Unemat, e do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Alto Araguaia, Márcio Cleber. O ato foi marcado por apresentações dos professores, alunos e do corpo técnico que vai auxiliar os estudantes durante o período de aulas.
Os cursos têm como objetivo capacitar profissionais para atuarem no setor ambiental e agropecuário, promovendo o desenvolvimento de práticas sustentáveis e inovadoras. Os alunos terão acesso a um ensino de qualidade, aliado a experiências práticas que possibilitarão uma formação completa e alinhada com as demandas do mercado.
“Me sinto muito feliz. É um dia histórico para Alto Araguaia. Agradecer muito o prefeito Jacson pela parceria com a SECITECI e com a Unemat que nos cedeu o espaço e dizer para os alunos frequentarem os cursos que são de excelente qualidade. Nós precisamos transformar Alto Araguaia em um polo estudantil de qualidade e de excelência”, disse a secretária de educação, Kátia Almeida.
A diretora da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis, professora Neiva Decol, classificou o momento como ‘um dia de festa’ ao iniciar os primeiros cursos técnicos da parceria entre Siciteci e a Prefeitura de Alto Araguaia. “Realmente é um dia de festa saber que estamos iniciando dois cursos (meio ambiente e agricultura). Nossa mensagem é que os alunos iniciem e finalizem o curso. Estamos falando de cursos profissionalizantes e os alunos têm essa responsabilidade de definir qual perfil profissional querem alcançar”, citou Kátia Decol.
A aluna do curso de agricultura, Eliene Oliveira, explicou que aproveitou a oportunidade para se qualificar de olho no mercado de trabalho. “Quero adquirir conhecimento na área. Quero aproveitar cada dia de aula e estar preparada para o mercado de trabalho”, frisou.
“A implantação de cursos técnicos em Alto Araguaia é um sonho antigo. Agradeço o secretário da SECITECI, Allan Kardec e a Unemat pela parceria. Que esse seja apenas o início de uma longa parceria com a SECITECI para que tenhamos uma escola técnica em Alto Araguaia para qualificar e capacitar a população para o mercado de trabalho que está cada dia mais competitivo”, destacou o vice-prefeito Welton Vilela.
AINDA RESTAM VAGAS
Os cursos de agricultura e meio ambiente ainda possuem vagas disponíveis. A partir de agora serão recepcionadas as matrículas de interessados que não fizeram as inscrições, mas tem interesse na capacitação.
A professora Neiva detalhou os pré-requisitos aos interessados. “Ainda temos vagas para os dois cursos. Até o momento recebemos as matrículas dos alunos que fizeram a inscrição e que tinham interesse em fazer o curso. A partir de agora podemos também receber as matrículas daquele aluno que não fez o processo seletivo, mas tomou conhecimento e quer fazer o curso de meio ambiente ou de agricultura. O aluno tem que estar no segundo ou terceiro ano do ensino médio ou ter concluído. Se tiver curso superior, também pode, não tem problema algum”, explicou Neiva.
Para tirar dúvidas o contato é (66) 3422-0523 e o e-mail: eterondonopolis@secitec.mt.gov.br.