logo

Aula inaugural do Bombeiros do Futuro e entrega de uniformes aos Atletas do Fogo acolhe mais de 70 crianças e adolescentes


Iniciativa em parceria é elogiada e oportuniza experiências para jovens e adolescentes

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

240 Acessos

Aula inaugural do Bombeiros do Futuro e entrega de uniformes aos Atletas do Fogo acolhe mais de 70 crianças e adolescentes

Marcos Cardial

Mais de 70 crianças e adolescentes de Alto Araguaia (MT) participam dos projetos sociais desenvolvidos em parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social (SEADS) e o Núcleo do Corpo de Bombeiros do município. Uma solenidade realizada nesta terça-feira (29), marcou o início das atividades da segunda turma do projeto Bombeiros do Futuro e a entrega de quimonos e faixas para os Atletas do Fogo.

“Estas iniciativas reforçam o compromisso social. Mais do que investir financeiramente nos projetos, estamos investindo e transformando a vida desses jovens que crescem com princípios, valores e respeito ao próximo. Em cinco anos da implantação do Núcleo em nosso município e dois anos de projetos já obtemos grandes resultados de um trabalho sério”, destaca a primeira dama e secretária, Priscila Dourado.

O projeto Bombeiros do Futuro acontece desde 2019 no município e esteve paralisado durante a pandemia. As atividades envolvem palestras com especialistas, noções de primeiros socorros, combate a incêndio, prevenção de acidentes no lar, instruções de civismo, noções militares, boas maneiras e conduta do cidadão, educação para o trânsito, entre outros temas.

Com quase dois anos de atuação, o projeto Atletas do Fogo oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu. Iniciado em outubro de 2021, a iniciativa já acumula mais de 30 medalhas de ouro, prata e bronze em competições a nível estadual, nacional e internacional.

Para o comandante local, Sargento BM Tadeu Lima, a parceria fortalece os projetos. “É um compromisso social em educar e proteger as crianças e adolescentes do município. Aqui eles têm a certeza de formação de grandes cidadãos. O apoio da Prefeitura e do Conseg são essenciais para o sucesso dos projetos”, disse.

Ao relembrar o início do projeto, o prefeito Gustavo Melo testemunhou uma criança que não conseguiu participar da primeira aula devido a timidez. A aluna recebeu apoio dos instrutores, psicólogo e equipe da Assistência Social. “Estar aqui hoje e ver o quanto ela cresceu e evoluiu é uma satisfação imensa.  Este é o resultado desses projetos sociais que desempenham papel de inclusão e de mudança de vida. Esperamos que aproveitem ao máximo os materiais e as aulas fornecidas”, enfatiza o gestor.

Além do trabalho dos bombeiros, os projetos contam com o apoio ativo de outras instituições para a transmissão de conteúdo.