Audiência pública apresenta obras de melhorias na MT-100 no perímetro urbano de Alto Araguaia

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Obras de melhorias na MT-100, no perímetro urbano de Alto Araguaia (415km de Cuiabá), foram apresentadas em audiência pública nesta terça-feira (17) de forma presencial e virtual. De acordo com o contrato de concessão com a Via Brasil MT-100, estão previstos para este ano a adequação de acostamento pavimentado nos dois sentidos, implantação de baia para parada de ônibus com abrigo duplo e passeio em concreto, interseção tipo rotatória alongada no km 88,35, próximo ao Parque de Exposições e iluminação de interseções.

O evento promovido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA-MT) e Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (AGER-MT) com apoio da concessionária responsável pelo trecho da rodovia entre Alto Taquari e Alto Araguaia, e Prefeitura Municipal, contou com a participação da sociedade civil organizada, vereadores, secretários municipais, servidores públicos e população.

Além dos pontos já previstos, moradores solicitaram melhorias com instalação de faixa de pedestre, semáforo no encontramento da BR-364 com a MT-100 e lombada próximo à Praça Cel Ondino Rodrigues Lima. Entre os questionamentos, o relato é o grande fluxo de caminhões que ocasionam acidentes e dificulta o trânsito.

Ao relembrar as más condições da rodovia antes da concessão, o prefeito Gustavo Melo disse que as obras tiveram grande impacto e melhorias para o município, em especial para a mobilidade dos usuários. “São avanços importantes que contribuem para o desenvolvimento de Alto Araguaia. A MT-100 é uma importante rota de escoação de produção e está audiência é o pontapé das melhorias que precisamos em questão de segurança, trafegabilidade e mobilidade no perímetro urbano”, frisa.

Durante a explanação, o presidente da Ager, Luiz Alberto Nespolo, reforçou o papel da agência. “Uma obra de concessão começa com as melhorias iniciais e ao longo do tempo a recuperação. Hoje é um dia histórico pois cumprimos com a legalidade e apresentamos as melhorias por obrigação contratual, onde a Ager atua para dar segurança jurídica ao contrato e não deixar que penalize o usuário”, pontua.

O gerente de engenharia da Concessionária Via Brasil MT-100, Alex Medeiros, disse que foi possível esclarecer dúvidas da comunidade, recolher críticas e sugestões. “Momento importante onde podemos validar os locais das obras, quais as necessidades da população afim de melhor adequarmos os investimentos que estão previstos e que são obrigações em nosso contrato”, cita.