Atuação Cidadã acontece neste sábado (21) em Alto Araguaia; prefeitura municipal é parceira do evento

Por Ana Clara de Souza (estagiária) / Asseco

Neste sábado (21), será realizado em Alto Araguaia (415km de Cuiabá), a II Edição da Atuação Cidadã. O evento reúne dezenas de serviços de forma gratuita à comunidade. Toda a ação será concentrada na escola municipal Lourença Afonso de Melo, Bairro Aeroporto. A causa social é uma iniciativa do Poder Judiciário, através da Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) onde possui cinquenta colaboradores, entre órgãos públicos, privados, associações e entidades da cidade. Ainda, conta com aproximadamente duzentos colaboradores.

Entre as atividades ofertadas, o evento conta com expedição de documentos, como RG, CPF, cartão SUS, título de eleitor, carteira de trabalho e certidão de nascimento. Além disso, haverá orientações e atendimentos jurídicos pela Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público do Estado (MPE). A Divaes terá participação no parcelamento de dívidas, emissão de segunda via e troca do titular da conta. A Cejusc irá atender com negociação de dívidas, guarda judicial e pensão alimentícia, dissolução de união estável e divórcio. Também será oferecido o serviço de fotos 3x4 para emissão dos documentos, assim como atendimentos com o Sine e Procon.

Na área da saúde, as ações envolvem aferição de glicemia e pressão. Para embelezamento, será feito corte de cabelo e maquiagem. Ainda, o evento conta com regularização de pendências eleitorais, consulta a negativação, confecção de currículos e inscrição para o vestibular da Unemat, para pessoas que não possuem acesso à internet. Haverá ainda apresentação cultural dos reeducandos da unidade prisional, bem como apresentações artísticas de projetos da prefeitura.

Com o objetivo em orientar a população, será oferecido também palestras. Na área da saúde, os temas envolvem “Planejamento Familiar e Métodos Contraceptivos”, além de “Saúde Bucal” e “Câncer Bucal”. A Polícia Militar irá discorrer sobre “Drogas Licitas e Ilícitas”, já o Corpo de Bombeiros irá abordar o “Perigo das águas e acidentes domésticos”, a Polícia Civil em parceira com a Delegacia da Mulher tratará da “Lei Maria da Penha e casos de feminícidio”.