Inicialmente será feito um trabalho paliativo. Objetivo, porém, será sua total reconstrução
Alto Araguaia, MT - A ponte sobre o Rio Ariranha, na MT-465, de responsabilidade do Governo de Mato Grosso, será recuperada pela prefeitura de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso). O trabalho, com início ainda nesta sexta-feira (04/04), será paliativo. O objetivo é garantir a segurança dos usuários, pois é uma importante via de ligação à região conhecida como Rio do Peixe e uma das rotas a Mato Grosso do Sul. A licitação na modalidade de tomada de preços visando a reconstrução da ponte aconteceu nesta quinta-feira (03). A obra será iniciada nos próximos dias.
[caption id="attachment_26776" align="alignleft" width="314"]
Ponte está localizada na MT-465. Prefeitura fará restauração com recursos próprios[/caption]
Mesmo sendo de jurisdição estadual, a prefeitura de Alto Araguaia vai encampar a recuperação da ponte com recursos próprios. “A prefeitura, através da Secretaria de Obras e Frota, fará, primeiramente, um trabalho paliativo nesta ponte com início ainda nesta sexta-feira. Informamos, porém, que a ponte será totalmente restaurada com recursos próprios. A licitação já foi realizada. Num curto espaço de tempo a empresa vencedora do certame vai executar a obra. Sabemos que é de responsabilidade do Governo, mas a prefeitura está preocupada com a situação, visto que oferece risco aos usuários. O prefeito Maia Neto já determinou que sejam executados os serviços necessários”, disse o secretário municipal de Obras e Frota de Alto Araguaia, Edinaldo Alves de Abreu, o Bordado.
“O objetivo é de garantir as mínimas condições de trafegabilidade na região. Esta ponte por sinal já havia sido sinalizada informando aos usuários que o peso máximo de 10 toneladas para travessia”, emendou.
A ponte sobre o Rio Ariranha tem 42 metros de extensão de 4,5 metros de largura. Cerca de R$ 92 mil devem ser investidos na recuperação da ponte, localizada no km 135 da MT-465. “Além do empreiteiro, a prefeitura também enviará para a localidade um carro de apoio para garantir a celeridade deste trabalho paliativo até que a recuperação total seja iniciada. Informamos que assim que a recuperação for iniciada, o tráfego nesta região será interditado por cerca de 45 dias”, garantiu o secretário.
Outras obras
Somente na MT-465, a prefeitura de Alto Araguaia já executou neste primeiro trimestre de 2014, a recuperação em outras duas pontes. A primeira delas foi a do Córrego do Paca com 21 metros de extensão e a outra foi a do Córrego do Meio. Tudo com recursos próprios.