logo

Apresentação do Cartão SUS passa a ser obrigatório na retirada de medicamentos na farmácia básica


Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

2518 Acessos

Apresentação do Cartão SUS passa a ser obrigatório na retirada de medicamentos na farmácia básica

As farmácias básicas dos municípios brasileiros adotam um novo procedimento para retirada de medicamentos. Além da receita do remédio a ser retirado, a exigência do Ministério da Saúde requer a apresentação do Cartão SUS do paciente com cadastro atualizado. Em Alto Araguaia (MT), a medida já era adotada pela Farmácia Básica do município para adaptação e passa a ser obrigatória.

O novo procedimento faz parte do Sistema Nacional de Gestão de Assistência Farmacêutica, o Hórus. De acordo com a coordenadora do setor no município, Priscila Castelo Branco, o programa gratuito para os municípios permite o controle e distribuição dos medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde. “É também uma exigência dos órgãos fiscalizadores para que tenhamos um controle de estoque e estamos cumprindo. Sem a apresentação do Cartão o paciente não consegue retirar o medicamento”, frisa a coordenadora.

Conforme orienta o Ministério da Saúde, os atendimentos na saúde pública são indispensáveis a apresentação do Cartão do SUS, e por isso deve sempre manter atualizado. A atualização ou cadastro é realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. No caso de crianças, levar Certidão de Nascimento junto aos demais documentos.