APAE de Alto Araguaia recebe oito cadeiras de rodas em projeto de parceria da Assistência Social e Justiça do Trabalho

Por Monique Esposito (Estagiária) | Assecom

Réulliner Rodrigues

Oito novas cadeiras de rodas sob medida foram entregues para os alunos portadores de necessidades especiais (PNE) da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Alto Araguaia (MT). Foi a primeira ação do “Projeto Mão Amiga” idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) em parceria com a Justiça do Trabalho do município.

Durante solenidade de entrega, o prefeito Gustavo Melo disse que o município só tem a ganhar com parcerias. “Momento único e de alegria para os pais, alunos, servidores e parceiros da instituição. Com este projeto, garantimos mais conforto, melhoria na saúde, qualidade de vida e humanização no trabalho que é oferecido”, pontua. O gestor ressaltou ainda o compromisso com a instituição quando, no ano passado, aumentou o valor do repasse financeiro para que a APAE pudesse garantir o pagamento dos servidores.

A juíza do Trabalho, Dr.ª Karina Correia Marques Rigatto, explicou que o projeto é uma parceria por meio da qual é revertido valores oriundos de condenações de ações coletivas, a título de danos morais coletivos, e os valores ficam depositados em juízo e são destinados a projetos sociais. “Os projetos apresentados pelas entidades são submetidos para análise de algumas autoridades, logo chega ao Ministério Público e, as autoridades aprovando, o dinheiro é revertido em prol do projeto na aquisição de equipamentos em geral”, conta.

A primeira dama e secretária de assistência social, Priscila Dourado, reforça que o projeto elaborado visa atender a necessidade de cada aluno. Na ocasião, agradeceu a fisioterapeuta Meire pela medição das crianças para elaboração das cadeiras sob medida. “Quero agradecer a Justiça e ao Ministério do Trabalho, em nome deles a Drª. Karina que fez o encaminhamento e aprovação do projeto, para que hoje estas oito crianças especiais fossem beneficiadas com essas importantes cadeiras de rodas”, finaliza.

Milton dos Santos Almeida, pai da aluna Valéria Batista de Souza Almeida, que desde 2009 frequenta a Apae, disse que estava na expectativa em receber a cadeira e que pesquisou cadeiras para comprar, pois já não conseguiase locomover com a filha. “Foi o melhor benefício que recebemos para melhorar a qualidade de vida da minha filha. Quero agradecer a todos os envolvidos e aos coordenadores da Apae. Nota 10 para nova cadeira e para o projeto”, afirmou.

O presidente da Apae, Gregório Cesário de Oliveira, disse que foi um dia feliz na Apae em vista de como estavam as cadeiras. “As cadeiras das crianças estavam todos deterioradas, alguns nem cabiam, mas hoje eles receberam as novas de acordo com a necessidade de cada um. Só temos a agradecer a todos os envolvidos”, contou.

Estavam presentes no ato de entrega, os vereadores Henrique Cândido de Moraes, Clodoaldo José Fernandes, Paulo Lopes Rodrigues e Vanderlei Luiz Marques.