Aniversário de 80 anos de Alto Araguaia tem programação com shows nacionais e atividades diversas

Por Ana Clara Souza (estagiária) | Assecom/A

Arte: Réulliner Rodrigues

A população araguaiense vai aproveitar o aniversário de 80 anos da cidade de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) a ser comemorado no dia 26 de outubro com muitas atividades. A Festa da Cidade terá shows nacionais, apresentações culturais, práticas esportivas, turísticas, de lazer e de recreação, tudo gratuito à comunidade.

A programação foi aberta oficialmente na segunda-feira (1) com o lançamento da Campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama que seguirá até o fim do mês com atividades de conscientização nas unidades de saúde. O Dia D da campanha será em 20 de outubro com um dia inteiro de atividades na sede do Rotary Club.

Integrando a grade de atividades foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Cultura com discussão do Plano Municipal de Cultura, formalização do Conselho Municipal de Cultura além dos representantes de Alto Araguaia a participar da 4ª Conferência Estadual de Cultura que será realizada em Cuiabá. O evento contou com palestras, exposição de artesanato e fotográfica.

O QUE VEM PELA FRENTE – As atividades em comemoração aos 80 anos de Alto Araguaia serão retomadas após o primeiro turno das eleições. Na terça-feira (9) será realizado um pit stop às 18h na Avenida Carlos Hugueney e no Bairro Aeroporto para divulgar divulgação da grade de atrações, bem como convidar a comunidade em geral para acompanhar o show nacional da dupla Diego e Arnaldo, no dia 13, no Parque de Exposições Silvio José de Castro Maia com estrada franca.

As atividades esportivas terão início dia 12, a partir das 8h, com passeio ciclístico percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade. A saída será no Parque Ecológico Municipal Atanael Farias da Costa, no Bairro Boiadeiro. Também está assegurado um Treinão de Motocross no Parque de Exposições Silvio José de Castro Maia no período das 8h às 10h e das 14h às 17h. O cronograma de atrações de celebração dos 80 anos ainda prevê um encontro de som automotivo das 14h às 18h. À noite a dupla Gelson e Dejja abrem a programação dos shows com apresentação às 20h no parque de exposições.

DIA 13 TEM DIEGO E ARNALDO – Uma das principais atrações da grade de programação em comemoração aos 80 anos do aniversário de Alto Araguaia será a dupla Diego e Arnaldo. O show com a dupla sensação do momento está marcado para às 23h de sábado (13) no parque de exposições. Para finalizar a noite a animação fica por conta da Banda Forró Brasil.

A programação segue no domingo (14) com provas de laço a partir das 14h no parque de exposição. Na quarta-feira (17), às 08h, plantio de mudas de árvores nativas do cerrado às margens do Rio Araguaia e Córrego Boiadeiro. Na sexta-feira (19) show católico com Diego Fernandes. No sábado (20) será a vez das atrações evangélicas com show gospel com Weslei Santos. As duas atrações terão como palco a Quadra Luiz Benne Maia, na Praça da Bandeira, no Bairro Beira Rio, no centro de Alto Araguaia.

TEM MAIS ATRAÇÕES – A grade de atrações dos 80 anos da cidade araguaiense seguem no dia 20 com encontro de motociclistas na Associação dos Funcionários da Fazenda do Estado de Mato Grosso (AFFEMAT) das 8h as 19h. Dias 20 e 21 acontecem as disputas do Torneio de Vôlei e Futevôlei de Areia na quadra da Praça Tiradentes, no Bairro Boiadeiro, e na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), no Bairro Alvorada.

DESFILE CÍVICO – O feriado do aniversário de Alto Araguaia tem atrações nunca vistas na história da cidade. Pela manhã, às 08h, Desfile Cívico na Avenida Carlos Hugueney em frente à sede da prefeitura com participação das escolas municipais, entidades e projetos sociais e esportivos. Após o desfile será feito o Sorteio do IPTU Premiado com uma moto zero km e vários outros prêmios. Por volta das 11h será cortado um bolo de 80 metros em alusão aos 80 anos da cidade. À noite será realizado o Casamento Social na Quadra Luiz Benne Maia com início às 20h.

Para encerrar as atividades do mês de celebração do aniversário de Alto Araguaia, no dia 27, com saída à 16h da Córrego do Sapinho até a Cachoeira do Bilinão, Passeio Ecológico no Rio Araguaia com boiacross, descida de caiaque e stand up paddle.

Todas as ações contam com envolvimento das secretarias de Saúde; Educação, Esportes, Cultura, Turismo e Lazer; Assistência Social; Obras e Infraestrutura; Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente; Administração e de Finanças e Planejamento.