Ampliação de ações sociais é discutida com primeira dama de Mato Grosso em Cuiabá

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

O prefeito Gustavo Melo (PSB) e a primeira dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Priscila Dourado, tiveram no final da tarde desta quarta-feira (24) no Palácio Paiaguás, em uma agenda com a primeira dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, e com a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria de Carvalho. Em pauta, discutiram parcerias e projetos para ampliar as atividades sociais no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) e a rede de proteção às famílias e crianças, especialmente neste momento de pandemia no novo Coronavírus (Covid-19).

Uma das reivindicações e propostas da secretária de Assistência Social Priscila Dourado é a implantação do Ser Família em Alto Araguaia. Para que o projeto se torne uma realidade foi discutida proposta de parceria em investimento para transformar o antigo prédio da Escola José Inácio Fraga na sede do projeto. O espaço reformado e com mudanças em seu layout possibilitará a realização de mais cursos profissionalizantes e ampliação de projetos sociais para atender mais jovens e adolescentes.

A reforma e ampliação da sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) também esteve na pauta. O objetivo é melhorar o espaço e consequentemente o atendimento à população. Devido à grande demanda, especialmente em relação aos programas sociais, a atual estrutura ficou pequena para o atendimento às pessoas assistidas. Outra demanda foi a criação no município do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e a Sala da Mulher. “O que vai possibilitar políticas focadas e mais amplas na proteção de crianças, adolescentes e também à mulher, vítima de violência doméstica”, citou a secretária Priscila Dourado.

HABITAÇÃO - A construção de unidades habitacionais em Alto Araguaia foi outro assunto abordado pela secretária Priscila e pelo prefeito Gustavo Melo. O objetivo é que o município seja inserido no programa de habitação do Governo de Mato Grosso, através do Programa Mais MT. “Habitação é uma demanda que recebemos rotineiramente. É uma situação que ficou ainda mais agravada com a pandemia, visto que muitas famílias que moram de aluguel perderam ou tiveram a renda reduzida”, disse a primeira dama araguaiense.

CONHECENDO PROJETOS DE ALTO ARAGUAIA - A primeira dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, também conheceu as iniciativas sociais desenvolvidos em Alto Araguaia. Por iniciativa do prefeito Gustavo Melo e da secretária Priscila Dourado foram explanados os projetos Cegonha Araguaiense, que entrega kits maternidade e presta acompanhamento a gestantes no município; o programa de produção de fraudas e o projeto de aquisição de alimentos da agricultura familiar, que garante a segurança alimentar de dezenas de famílias assistidas pela Secretaria Assistência Social. Virgínia Mendes gostou das iniciativas de Alto Araguaia no atendimento às famílias, especialmente mulheres e crianças. Ela prometeu analisar e olhar com muito carinho as demandas de Alto Araguaia, juntamente com a secretária Rosamaria.

“Nosso agradecimento à primeira dama Virgínia pela abertura da agenda e esse olhar de atendimento especial com Alto Araguaia”, disse o prefeito. “Um encontro muito proveitoso e que com certeza vai representar novos investimentos no social para nossa cidade”, ressalta a secretária Priscila Dourado.