Alunos da rede pública estadual conhecem estrutura e funcionamento do Poder Executivo de Alto Araguaia

Alunos foram recebidos pelo prefeito municipal, Gustavo Melo.

Por Luiza Purcino (Estagiária) | Assecom/AIA

Cerca de 40 alunos das escolas Maria Auxiliadora e Arlinda Pessoa Morbeck, da rede pública estadual de ensino de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), realizaram uma aula de campo, na manhã dessa segunda-feira (27), na nova sede da Prefeitura Municipal. A atividade visa mostrar as competências e o funcionamento do Poder Executivo do município.

Recebidos no gabinete do prefeito Gustavo Melo (PSB), os alunos conheceram de perto a função do chefe do executivo. Na ocasião, o prefeito evidenciou a importância dessa atividade extraclasse e explicou aos presentes o processo para assumir o cargo, as atribuições de um prefeito e da prefeitura. “Parabenizo as professoras pela iniciativa. É importante que os nossos jovens conheçam como funciona a administração municipal e, quem sabe um dia, se tornem parte dela enquanto servidores e até mesmo prefeito ou prefeita”, disse Gustavo Melo.

O jovem David Luiz Alves, 14 anos, estudante da escola Maria Auxiliadora, conta que a experiência foi esclarecedora. David ficou surpreso com a estrutura e os vários setores da prefeitura. “Muito bom compreender que não é uma coisa só, é tudo dividido. Aqui vi que não se toma uma decisão única, são várias mentes para tomar uma decisão só, vários trâmites”, comenta.

O aluno da escola Arlinda Pessoa Morbeck, Samuel Radaelli Francisco, 16 anos, comenta que antes não conhecia quase nada sobre o funcionamento da prefeitura e hoje obteve mais conhecimentos. “Muitos setores eu nem sabia que existia. O mais interessante foi ter aberto as portas para conhecermos. Igualmente lá no Legislativo, a gente teve voz para falar com os vereadores e pedir algumas melhorias para a nossa escola”, pontua.

Para a professora Carlete Luckemeyer, essa primeira ação realizada com os alunos é importante para levar mais conhecimentos além da sala de aula. “A gente está incentivando os alunos despertar o interesse em futuramente exercer sua profissão em alguma dessas áreas”, diz. A professora Eliandra Josefa, idealizadora do projeto, avalia de forma positiva a visita. “Eu particularmente me sinto muito orgulhosa porque os alunos participaram da ação, gostaram e estão ansiosos para as próximas visitas”, pontua.

A primeira visita foi realizada no Poder Legislativo no último dia 13 de novembro. De acordo com as professoras, as escolas darão continuidade nas visitas completando os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. Ainda, elas pretendem levá-los para capital do Estado, na Assembleia Legislativa.