Alunos da rede pública de ensino de Alto Araguaia recebem ações do Programa Saúde na Escola

Atividades serão realizadas em todas as unidades da rede municipal de ensino.

Por Assecom/AIA

Assecom/AIA

Alunos da rede pública municipal de ensino de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), recebem diversas ações de saúde e prevenção através do Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal. O programa visa contribuir com ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, no desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. A adesão nas ações foi realizada por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação.

Em Alto Araguaia, as atividades são periódicas e envolvem todas as unidades da rede municipal de ensino da zona urbana e rural. As ações do PSE incluem doze temas, que vão desde a prevenção da obesidade infantil, promoção de atividades físicas, prevenção no uso de álcool e drogas, promoção da cultura, prevenção de violências e acidentes, saúde bucal, saúde ocular (visão), saúde auditiva, sinais de agravos de outras doenças e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Também é verificado se o calendário de vacinação está sendo cumprido de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.

Durante as ações, os alunos recebem orientações da equipe profissional da Saúde e Educação. Os primeiros pontos abordados, foi o de Saúde Bucal. Na oportunidade, os estudantes receberam kits contendo escova de dente e creme dental, fizeram a escovação e receberam avaliação do dentista e dicas sobre o uso correto de fio dental, a importância em higienização da língua, entre as dúvidas das crianças.

Em uma nova frente de trabalho, nutricionistas, fisioterapeutas e oftalmologistas também estarão percorrendo as unidades de ensino do município. Os assuntos variam de a postura adequada durante as aulas e em outros ambientes, orientações a respeito do peso máximo que deve ser carregado nas mochilas, alimentação saudável, a importância de atividades físicas para prevenção da obesidade infantil, até a avaliação de possíveis sinais de alteração na visão.

Na área da saúde, ao realizar a avaliação, as crianças são diagnosticadas e os pais são informados sobre a saúde do filho, caso possua alteração, para que possam dar continuidade no tratamento. “O nosso objetivo é levar a saúde para os nossos alunos, e preparar os professores para um olhar mais atento no contato diário na escola”, comenta a secretária de Educação, Katia Almeida.

“A administração tem a marca de trabalhar em parcerias, e nós da Educação estaremos lado a lado com a Saúde para alcançar todas as metas estabelecidas pelo Governo Federal”, ressalta Katia Almeida. A secretária fala ainda que, ao final do programa, será prestado contas a comunidade do número de alunos atendidos e dos recursos investidos.