Alunos da Escola Adalcy da Conceição Rodrigues recebem 800 uniformes confeccionados por reeducandos

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

1933 Acessos

Alunos da Escola Municipal Adalcy da Conceição Rodrigues no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) foram beneficiados com a entrega de cerca de 800 unidades de uniformes escolares. As peças foram confeccionadas por um grupo de reeducandos da unidade prisional da cidade por meio de parceria firmada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através da direção da cadeia, Prefeitura Municipal, Poder Judiciário e Ministério Público Estadual.

A entrega ocorreu na manhã desta segunda-feira (27) e foi feita pelo prefeito Gustavo Melo (PSB), a secretária de Educação Paula Regina Fraga Niedermeier, o diretor da unidade prisional, Djalma Alves Junior, vereadores André Leal e Deusdete Xixica, diretora da escola Lilian Correa de Oliveira e professores.

Essa foi apenas a primeira remessa de uniformes confeccionados pelos reeducandos integrantes do Educando para Ressocializar. Por compor o projeto receberam remição da pena conforme prevê a Lei de Execução Penal que determina que a cada três dias, um dia é descontado na pena recebida. A prefeitura é responsável por fornecer os materiais para confecção das peças. A previsão é que sejam entregues cerca de 3 mil unidades para atender alunos da rede municipal de ensino em Alto Araguaia.

“Quero agradecer ao prefeito Gustavo Melo, ao Dr. Rodrigo (promotor de Justiça) e o Djalma (diretor da unidade prisional) pela parceria. Tivemos um atraso, mas a partir de agora a confecção dos demais uniformes será agilizada. Ficamos muito felizes porque a partir de agora fica mais fácil identificar os alunos. Reforçar a participação de todos nesta parceria fundamental da educação básica em nossa cidade”, disse a secretária de educação Paula Regina.

O diretor da unidade prisional, Djalma Alves Junior, explica todos os insumos necessários (tecidos, serigrafia, linhas) são fornecidos pela prefeitura, enquanto que a mão de obra de obra fica por conta dos reeducandos que já trabalham na oficina de costura da cadeia. “Para nós é muito prazerosa essa parceria e contribuir, de certa forma, com a rede de ensino ao confeccionar esses uniformes”, ressalta.

O prefeito Gustavo Melo deixou claro que essa é apenas a primeira etapa de entregas e observou a qualidade os uniformes. “Os alunos da rede municipal estão recebendo, além da camiseta, o short. Serão dois uniformes para cada aluno, algo inédito em nosso município.  É um material de ótima qualidade e bem confeccionado. A prefeitura só temos que agradecer a essa parceria”, reforça.

MAIS UNIFORMES – Afim de atender todas as unidades de ensino do município e dar maior celeridade na entrega, a prefeitura licitou a confecção de mais uniformes escolares. Conforme cronograma da Secretaria Municipal de Educação, as creches Izoldina de Castro Maia e Maria Ferreira Ribeiro receberão os conjuntos na tarde desta segunda-feira (27). Na terça-feira (28), será a vez das demais unidades de ensino do perímetro urbano, sendo as escolas José Inácio Fraga, Lourença Afonso de Melo e Maria Julia de Almeida.