Alto Araguaia volta a apresentar projeto no Encontro Estadual do COSEMS

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Alto Araguaia volta a apresentar projeto no Encontro Estadual do COSEMS

O município de Alto Araguaia (415km de Cuiabá) vai apresentar projeto no “Consens Mostra de Banners” durante o 23º Encontro Estadual do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Equipe Multidisciplinar de Apoio (EMA), teve o Projeto Valorizando Vidas: Manobra de Heimlich - Socorro Contra Asfixia selecionado para o evento que será realizado de 04 a 06 de abril no Hotel Fazenda MT. A exposição conta com 187 experiências inscritas.

Iniciado no segundo semestre de 2022, o projeto desenvolvido em Alto Araguaia tem por objetivo promover a capacitação em primeiros socorros em casos de emergência por asfixia provocada por qualquer tipo de corpo estranho que obstrua as vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar, inclusive podendo levar à morte. O projeto, que segue em desenvolvimento, já levou palestras e ações práticas à membros do Conselho Tutelar, creches, escolas e Lar dos Idosos, entre outras instituições e órgãos públicos.

Durante o Consens Mostra de Banners, é realizada uma avaliação pela equipe organizadora do evento e os melhores trabalhos são classificados para compor a Mostra Nacional durante o Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

É o segundo ano consecutivo que o município tem trabalho classificado para o Encontro. Em 2019, última edição do encontro antes da pandemia da Covid-19, o Projeto Geração Saúde foi apresentado e tornou-se destaque no Estado devido sua preocupação com a saúde de grupos de risco atendidos nas unidades básicas de saúde, além da entrega de tênis e camisetas aos participantes. A iniciativa é sucesso no município e atende um público cada vez mais crescente.