Alto Araguaia será o primeiro município em MT a regularizar distrito

Reunião com representantes do Intermat ocorreu nesta quinta-feira no gabinete do prefeito Gustavo Melo

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Alto Araguaia será o primeiro município em MT a regularizar distrito

Até pouco tempo desconhecido, o Distrito do Buriti, localizado na zona rural do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), servirá de referência no Estado de Mato Grosso ao ser o primeiro distrito regularizado com a entrega de títulos definitivos de propriedade. O assunto foi discutido nesta quinta-feira (18) em uma reunião entre o prefeito Gustavo Melo (PSB) e o presidente do Instituto de Terras do Estado, Candido Teles de Araújo. A ação beneficiará 179 famílias, totalizando uma área de 294.000,67m².

Cerca de 716 habitantes residem no Distrito do Buriti, distante cerca de 100 km do perímetro urbano. A regularização da área é um sonho antigo dos moradores, que vivem basicamente da atividade agrícola, pecuária e da exploração de pequenos estabelecimentos comerciais. A localidade conta com sete ruas e duas avenidas pavimentadas, sistema de distribuição de água, iluminação pública, coleta de lixo, escola estadual, atendimento médico e odontológico.

O Intermat, responsável pela regularização fundiária de terras em áreas estaduais, fechou parceria com a Prefeitura para acelerar o processo de titulação da área e prometeu uma força-tarefa para entregar os títulos ainda no mês de março.

“Lançamos um grande desafio que é a regularização fundiária. É desejo do governador Pedro Taques que todas as pessoas tenham seu título de propriedade. Temos o Distrito do Buriti, que é muito antigo. As pessoas esperam por muitos anos esse título. Podem ter certeza que faremos a regularização fundiária acontecer em Alto Araguaia. O prefeito vai entregar toda a documentação no cartório. Não vai demorar mais. Nosso desejo e do prefeito é que todos recebam o título até março. Alto Araguaia será o primeiro município de Mato Grosso a regularizar um distrito. Servirá de modelo para todos os outros municípios. Quero parabenizar o prefeito, os vereadores e todos envolvidos neste processo de regularização”, disse o presidente do Intermat.

Mais que a entrega dos documentos, a ação também garante cidadania aos contemplados por meio da regularização fundiária, conforme observou o prefeito Gustavo Melo.

“Recebemos o presidente do Intermat para alinhar algumas questões envolvendo a regularização fundiária do Distrito do Buriti. Logo entregaremos estes títulos. Regularização fundiária é uma das nossas metas e queremos avançar nesta questão. Regularização fundiária garante dignidade. É sinônimo de avanço social e econômico. Todos ganham”, disse o prefeito durante a reunião. O gestor ainda lembrou de outras ações que estão em desenvolvimento em Alto Araguaia com foco na para regularização fundiária urbana. “Demos um passo importante e vamos avançar muito mais”, ressaltou.

Também participaram da reunião com o prefeito Gustavo Melo, o assessor especial do Intermat, Elder Costa Jacarandá, a diretora de regularização fundiária urbana do órgão, Iza Karol Gomes Luzardo Pizza e o coordenador de tributos de Alto Araguaia, Willengarg Elias de Oliveira.