Alto Araguaia sedia reunião da Associação da Instância Governamental Regional Domo de Araguainha

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Marcos Cardial

O município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) sediou na terça-feira (19.set.2023) um encontro com gestores do turismo de seis municípios da região. O objetivo foi avançar em mais uma etapa de criação da Instância de Governança Regional (IGR) Domo de Araguaianha. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Esportes, Turismo e Lazer (SEMED), do Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Turismo, e do Sebrae-MT.

De acordo com o Ministério do Turismo, a Instância de Governança Regional é uma organização com participação do poder público e dos atores dos poderes público e privado dos municípios componentes de regiões turísticas com o papel de coordenar o programa em âmbito regional.

A IGR conta com representantes dos municípios de Alto Araguaia, Guiratinga, Alto Garças, Araguainha, Alto Taquari e Ponte Branca. A assembleia realizada no município envolveu 34 agentes do turismo regional e empreendeu ações de apresentação, discussão e votação do Estatuto Social; eleição e posse do Conselho Administrativo, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal; executou planejamento inicial e encaminhamentos, além de contar com apresentação do "Circuito Domo de Araguainha" e do "Circuito do Diamante". A reunião durou cerca de cinco horas.

“Muitos resultados hoje foram alcançados e ações encaminhadas com foco o fomento ao turismo de forma regional”, disse a secretária de Educação, Esportes, Turismo e Lazer, professora Eva Carmem.