Alto Araguaia sedia IX Fórum Regional de Turismo dia 02 de fevereiro

Evento está marcado para dia 02 de fevereiro na AABB em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Alto Araguaia sedia IX Fórum Regional de Turismo dia 02 de fevereiro

O município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) sedia, no próximo dia 02 de fevereiro, o IX Fórum Regional de Turismo da Região Turística do Domo do Araguainha. O evento será na sede social da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) a partir das 7h30 (horário de Mato Grosso) e contará com a participação de representantes de oito municípios da região. A organização é da Prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Turismo, Cultura e Lazer (SEMEL), em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e a Diretoria Regional do Domo do Araguainha.

A secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, do Ministério do Turismo, Teté Bezerra, o secretário e superintendente do Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional do Estado de Mato Grosso, Antônio Carlos Paz, e o assessor técnico João Eduardo Brito confirmaram participação no evento.

O objetivo com o Fórum é mostrar o trabalho de cada município e o papel de cada interlocutor para que a cadeia produtiva do turismo possibilite o desenvolvimento com base local, ao estruturar e potencializar a vocação turística de cada um dos municípios.

O Fórum é também uma oportunidade de divulgar o potencial turístico e cultural de cada cidade. A proposta é de estabelecer um intercâmbio regional para construção de ações integrantes e sustentáveis, ao envolver o Poder Público Municipal, a iniciativa privada e a comunidade. Os municípios objetivam, com essa interlocução, formatar um turismo que gere emprego e renda, ao pensar no desenvolvimento local de forma sustentável e inclusiva.

A expectativa é que o evento reúna 200 participantes dos municípios de Araguainha, Ponte Branca, Torixoréu, Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari, Guiratinga e Tesouro. Representantes dos municípios goianos de Santa Rita do Araguaia, Portelândia e Mineiros também são aguardados. O debate central é mostrar a importância de se estabelecer um diálogo permanente entre os municípios para o desenvolvimento de ações para o desenvolvimento do turismo na região.

A organização do evento integrou a pauta de ao menos três reuniões do Conselho Municipal de Turismo. A última ocorreu nesta segunda-feira (22) na sala de reuniões da Prefeitura entre representantes do Conselho e da Prefeitura para apresentação de um plano de trabalho e ações em torno da preparação do evento. No encontro foi apresentado por acadêmicos do curso de jornalismo da Unemat, campus de Alto Araguaia, a revista ‘Guia Araguaia’. Em 20 páginas a publicação divulga pontos turísticos, a gastronomia e curiosidades do município.

“Estamos numa junção de esforços em torno da organização. Queremos deixar tudo preparado para receber os participantes. O prefeito Gustavo Melo tem esse olhar para o turismo e agora chegou a nossa vez de sermos anfitriões deste Fórum. Alto Araguaia tem um potencial gigante e nada mais pertinente que aproveitar esse evento para divulgar nosso município”, disse a secretária Paula Regina Fraga.

Para fechar as atividades do Fórum, os participantes visitarão o Parque Ecológico Municipal Atanael Farias da Costa e a Orla Municipal, às margens do Rio Araguaia.