Alto Araguaia recebe a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente nesta sexta-feira

Por Ana Clara de Souza (estagiária) / Asseco

Nesta sexta-feira (23) acontece em Alto Araguaia (MT) a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Alto Araguaia por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). As atividades têm início às 13h30min (horário de Brasília) na Câmara Municipal.

A Conferência tem como objetivo geral mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade. Ainda, visa a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as ações de enfrentamento à violência e considerando a diversidade.

Na programação, haverá uma palestra onde será discutido a “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, com a palestrante convidada Adriana Edna Ferreira Duarte, da capital do Estado, Cuiabá.

Após a abertura e palestra, serão apresentados os cinco eixos das temáticas a serem discutidas, como Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

Os presentes também irão debater os grupos de trabalho com a discussão e aprovação das propostas com a deliberações dos grupos para a X Conferência Estadual, com a eleição dos delegados municipais para a mesma conferência. O evento será encerrado com apresentação dos delegados eleitos.