Alto Araguaia recebe 15% de vacina contra a gripe e prioriza profissionais da saúde

Por Monique Esposito | Assecom AIA

A campanha de vacinação contra a gripe em Alto Araguaia (MT) foi iniciada priorizando profissionais da saúde. Conforme explica a Secretária Municipal de Saúde (SMS), o município recebeu somente 15% das vacinas do Ministério da Saúde (MS), o que corresponde a 300 doses. A primeira etapa da campanha de vacinação contra gripe é para profissionais da saúde (público e privado) e para idosos. Em Alto Araguaia, são cerca de 320 trabalhadores.

“Neste momento de pandemia com o coronavírus, os trabalhadores da saúde são os únicos que não serão dispensados e precisam ser imunizados. Infelizmente mal conseguiremos imunizarmos os profissionais da saúde. Posteriormente iremos começar a vacinar os idosos”, disse o coordenador da Atenção Básica, Cleomar Vilela, ao seguir orientações do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis.

De acordo com a SMS, será montado um plano de ação para que os idosos recebam a dose afim de que evitem sair de casa em virtude da contaminação com o coronavírus. “Uma equipe será montada para imunizar os idosos com idade mais avançada, e também para evitar aglomeração nas unidades de saúde”, reforça Vilela.

Novas doses devem ser recebidas pelos escritórios regionais nesta terça-feira (23) e posteriormente destinadas aos municípios.