Alto Araguaia, MT – Com o desafio de buscar a melhoria da gestão com foco em resultados é que a prefeitura do município de Alto Araguaia (Sudeste de Mato Grosso) mantém encontros, reuniões e treinamentos para o desenvolvimento do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). Na tarde desta sexta-feira (8/4) o consultor técnico da empresa Travessia Desenvolvimento Organizacional e facilitador do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), Volmir Manhabosco, entregou ao prefeito Maia Neto (PSDB) o plano de ações e metas para 2016 elaborado com a equipe técnica interna do PDI formada por membros de cada secretaria.
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Prefeito Maia Neto (dir.) recebe o plano de ações e metas para 2016[/caption]
O foco do PDI é disseminar a cultura do planejamento estratégico e da administração pública gerencial nas unidades fiscalizadas pelo TCE. O Planejamento Estratégico (PE) é uma ferramenta de gestão voltada aos cidadãos e à sociedade, ou seja, os usuários diretos dos serviços. Para a implantação do Planejamento é necessário práticas de trabalho que darão suporte ao projeto. Alto Araguaia fez adesão ao PDI em fevereiro de 2014, ano em que também foi elaborado do Planejamento Estratégico (PE) 2014-2025. Ao longo do ano, servidores e secretários municipais mantiveram uma série de encontros e treinamentos para planejamento dos objetivos, metas e iniciativas.
Em 2015, a prefeitura alcançou 79% das metas previstas em todas as áreas da administração pública. Ao longo do ano foram nove encontros. Já em 2016, foi mantida a consultoria com a empresa Travessia Desenvolvimento Organizacional para auxiliar o município na elaboração do planejamento das metas e constituído o plano de ação até 31 de dezembro de 2016. Até agora foram realizados três encontros técnicos. O gerenciamento das metas é apoiado pelo software GPE, que pode ser acessado no Portal do TCE-MT. O plano de ação, por sinal, está alinhado com os instrumentos de planejamento já existentes no município como a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Quadro Demonstrativo de Despesas (QDD).
O terceiro treinamento e acompanhamento da empresa Travessia Desenvolvimento Organizacional em 2016, através do consultor Volmir Manhabosco, teve início na segunda-feira (4) e foi concluído nesta sexta-feira (8). Foram reuniões com todos os secretários e equipe técnica de cada pasta. O coordenador geral do PDI em Alto Araguaia, Maximilian José Beijo Gonsales, ressaltou a importância do Planejamento Estratégico para a eficiência de gestão. “O PDI promove a transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão com critérios claros para serem implementados. A gestão pública ganha porque tem que atingir as metas propostas e a comunidade é a maior beneficiada por terá cada vez mais serviços públicos de excelência”, disse.
O Plano Estratégico de Alto Araguaia prevê metas para serem alcançadas até 2025. Ao longo de 2016, ainda serão realizados cerca de oito encontros de consultoria e treinamento junto aos servidores e secretários municipais. “A administração de Alto Araguaia sempre mostrou interesse pelo desenvolvimento estratégico do município e da instituição prefeitura. Atingir 79% das metas previstas representa um grande ganho, visto que outros municípios não alcançam nem 50% das metas que estipulam”, ressaltou.
O consultor ressaltou que em duas visitas em Alto Araguaia neste ano, o município revisou o plano anterior e constituiu um novo plano para 2016 com novas metas a serem alcançadas até dezembro. “Em Alto Araguaia estamos tendo sucesso. Os indicadores são avaliados pelo menos quadro vezes ao ano, o que demonstra a preocupação da administração com este processo de implantação do PDI e o alcance das metas”, destacou.
O prefeito Maia Neto destacou o empenho e dedicação dos servidores e secretários municipais na elaboração do Plano de Metas para 2016, bem como citou o envolvimento de todos para que o município alcançasse 79% das metas em todas as áreas da administração pública ao longo de 2015. “Nosso foco é sempre o de buscar a melhora. Temos uma equipe coesa e muito comprometida. Nossas metas são dentro de uma realidade administrativa e o esforço de todos tem sido fundamental. Estamos modernizando a administração pública”, gravou o gestor.
Conheça o PDI
O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI é um dos objetivos estratégicos do TCE-MT formulados no Plano 2012-2017 que é de contribuir para a melhoria da eficiência da administração pública. O programa estabelece cinco principais projetos: Apoio ao Planejamento Estratégico, Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã, Orientação por Meio de Cursos Presenciais e à Distância, Controle Gerencial utilizando o Sistema Geo- obras e Modernização Institucional.
Os municípios que aderiram ao PDI do TCE-MT receberam aulas pelo Ensino a Distância, reuniões de trabalho e oficinas. O TCE-MT ainda oferece software e aporte técnico para todos os órgãos públicos de Mato Grosso instituírem o SIC e o Portal Transparência, dando cumprimento à Lei de Acesso à Informação.
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