Alto Araguaia integra lista oficial do Mapa do Turismo Brasileiro

Cachoeira Couto Magalhães, há 33 km do centro da cidade.

Por Assecom/AIA - Com informações da Sedec/M

Alto Araguaia integra lista oficial do Mapa do Turismo Brasileiro

Foto: Lucas Sperotto

O município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) passou a integrar a lista oficial do Mapa do Turismo de Mato Grosso. De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), é por meio deste programa que os estados podem ter uma orientação melhor sobre políticas públicas voltadas ao turismo.

O município faz parte da Região Turística Domo de Araguainha, composta por mais sete cidades, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Guiratinha, Ponte Branca, Tesouro e Torixoréu. Para inclusão no projeto, foram levadas em consideração a proximidade geográfica e características de similaridade, como aspectos sociais, econômicos e culturais.

Exigido pelo MTur, Alto Araguaia, assim como as outras regiões, tiveram de se encaixar em alguns critérios, como possuir um órgão municipal de Turismo, destinar dotação para o turismo na Lei Orçamentária Anual (LOA), e apresentar um Termo de Compromisso para criação de Conselho e Fundo Municipal do Turismo e um Plano Estratégico.

“Desde o início do ano preparamos toda a documentação para fazer parte deste projeto. Na posse da documentação, com apoio do prefeito Gustavo Melo, conseguimos inserir o município no mapa do Turismo”, conta a secretária de Educação, Esportes, Cultura, Turismo e Lazer, Katia Simone Almeida. Ela diz ainda que graças ao empenho do município, conseguiu inserir no mapa Alto Taquari e Tesouro, que não estavam no projeto.

Participante ativo de todas as etapas para confecção do mapa turístico do Estado, o município foi representado pela secretária de Educação, Esportes, Turismo, Cultura e Lazer, Katia Simone Almeida. Em maio deste ano, por exemplo, a secretária esteve na capital em uma oficina técnica para a atualização do mapa. Mais de 50 representantes das Secretarias Municipais de Turismo marcaram presença.

Até setembro deste ano, o Ministério do Turismo (MTur) divulgará o novo Mapa do Turismo Brasileiro. Ao todo, o Estado forma 16 Regiões Turísticas formadas por 94 municípios. Confira abaixo o atual Mapa do Turismo Brasileiro do Estado de Mato Grosso.

Região Turística Amazônia Mato-Grossense: Alta Floresta; Carlinda; Nova Bandeirantes; Paranaíta.

Região Turística Portal da Amazônia: Colíder; Guarantã do Norte; Itaúba; Matupá; Nova Canaã do Norte; Nova Santa Helena; Peixoto de Azevedo.

Região Turística Vale do Juruena: Aripuanã; Juína; Juruena;

Região Turística Portal do Agronegócio: Cláudia; Lucas do Rio Verde; Nova Mutum; Nova Ubiratã; Sinop; Sorriso; Tapurah.

Região Turística Vale do Arinos: Juara; Novo Horizonte do Norte; Porto dos Gaúchos; Tabaporã.

Região Turística das Nascentes: Barra do Bugres; Brasnorte; Campo Novo do Parecis; Campos de Júlio; Porto Estrela; Sapezal; Tangará da Serra.

Região Turística Vale do Guaporé: Comodoro; Conquista D'Oeste; Figueirópolis D'Oeste; Jauru; Nova Lacerda; Pontes e Lacerda; Vila Bela da Santíssima Trindade.

Região Turística Vale do Cabaçal: Curvelândia; Lambari D'Oeste; Mirassol D'Oeste; Reserva do Cabaçal; Rio Branco; Salto do Céu; São José dos Quatro Marcos.

Região Turística Pantanal Mato-Grossense: Barão de Melgaço; Cáceres; Nossa Senhora do Livramento; Poconé; Santo Antônio do Leverger.

Região Turística Circuito das Águas: Chapada dos Guimarães; Diamantino; Jangada; Nobres; Nova Brasilândia; Nortelândia; Rosário Oeste; São José do Rio Claro.

Região Turística Metropolitana: Cuiabá; Várzea Grande.

Região Turística Vale do São Lourenço: Campo Verde; Dom Aquino; Jaciara; Juscimeira; São Pedro da Cipa.

Região Turística Rota dos Ipês e das Águas: Itiquira; Paranatinga; Pedra Preta; Poxoréo; Primavera do Leste; Rondonópolis.

Região Turística Domo de Araguainha: Alto Araguaia; Alto Garças; Alto Taquari; Araguainha; Guiratinga; Ponte Branca; Tesouro; Torixoréu.

Região Turística Portal do Araguaia: Barra do Garças; Campinápolis; Canarana; Cocalinho; Gaúcha do Norte; Nova Xavantina; Novo São Joaquim; Pontal do Araguaia; Ribeirão; Cascalheira.

Região Turística Vale do Araguaia: Canabrava do Norte; Confresa; Luciara; Santa Terezinha; São Félix do Araguaia.