Alto Araguaia institui Conselho, define propostas e escolhe delegados em Conferência de Cultura

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

Com o objetivo de debater e aprovar propostas para a política cultural do município, a 1ª Conferência Municipal da Cultura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) realizada quinta-feira (4) na Câmara de Vereadores Edifício Rodolfo Leco definiu ações para fortalecimento da cultura na cidade: a instituição do Conselho Municipal, as propostas e escolha dos delegados para representar o município na 4ª Conferência Estadual de Cultura que será realizada em Cuiabá entre 30 de novembro e 01 de dezembro.

Segundo a secretária de Educação, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Paula Fraga, a Conferência foi realizada com sucesso. “Avançamos no CPF da cultura: conselho, plano e do fundo municipal. Discutimos ações para serem tomadas para dar um novo rumo a cultura em Alto Araguaia. É um novo momento e mais um desafio que temos pela frente. Com apoio da sociedade instituímos o conselho para incentivar a cultura. Esta discussão é fundamental para agregarmos ao planejamento as ideias e reflexões dos artistas para implementar uma política que realmente reflita os anseios e ao mesmo tempo beneficie a população”, destacou a secretária.

José Paulo Traven responsável por ministrar uma palestra sobre ‘Política Cultural: Plano e Sistema Municipal de Cultura’ elogiou a iniciativa da prefeitura. “Alcançamos o objetivo. Discutimos questões a respeito de gestão e política cultural, incentivo, financiamento, preservação da diversidade e do patrimônio cultural. Construímos diretrizes maduras. Parabéns para Alto Araguaia”, disse.

Na 1ª Conferência Municipal da Cultura foram escolhidos os membros do Conselho Municipal de Cultura para biênio 2018/2018. Os representantes do Poder Público são: Thábata Larissa Magalhães Waldschmidt; Raul de Oliveira Valeiro e Carla Cesar de Moraes Franco. Os suplentes são Rosana Teixeira de Resende; Robson Pereira Costa e Angela da Silva Ribeiro. Da sociedade civil organizada os titulares são Francilene Dias da Silva Souza; Rafael Rodrigues Lourenço Marques e Wesley Barbosa Thereza, tendo como suplentes Éder Vicente de Souza Silva, Nelsoney da Costa Marques e Suely Miranda Ribeiro. Os representantes dos produtores culturais são: Ibrandina Maria David; Maria do Carmo Figueiredo da Costa e José Carlos Fraga Bueno e os suplentes Luzia Amélia Souza de Freitas; Hênia David dos Santos e Nelcy Pio Peron.

DELEGADOS ELEITOS PARA CONFERÊNCIA ESTADUAL – Além da discussão de políticas públicas para fomento à cultura local, outros dois assuntos discutidos durante a 1ª Conferência Municipal da Cultura foram a definição de propostas a serem defendidas na 4ª Conferência Estadual de Cultura e escolha dos delegados que representação o município na etapa estadual. Os representantes serão Terezinha Luz Kalil (Poder Público) e Rafael Rodrigues Lourenço Marques e Maria do Carmo Figueiredo Costa (sociedade civil organizada).

VEJA FOTOS DA CONFERÊNCIA NA GALERIA DE IMAGENS (CLIQUE AQUI)