Alto Araguaia inicia segunda dose de vacina contra Covid-19 em trabalhadores da saúde

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia (MT)  deu início na aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 para trabalhadores da saúde e pessoas acima de 60 institucionalizados que já receberam a primeira dose. Ao todo, 141 profissionais e idosos receberão o imunizante.

Além das vacinas para a segunda dose, o município recebeu nesta quarta-feira (10) mais 196 imunizantes da Coronavac. Destes, 136 são para idosos de 90 anos acima e 60 são para imunizar os demais trabalhadores da saúde que ainda não foram vacinados. Os números se referem à primeira e segunda dose de cada grupo. Segundo dados do Ministério da Saúde, Alto Araguaia possui 362 trabalhadores entre setor público e privado. Do total, 274 profissionais foram vacinados.

De acordo com a SMS, todos os vacinados seguem o plano estabelecido pelo Ministério da Saúde e os direcionamentos conforme cada remessa de vacinas. Em 20 de janeiro o município recebeu 141 doses para primeira aplicação e sete dias depois mais 140.

VACINAÇÃO EM IDOSOS – Conforme plano de vacinação no município, as 140 doses destinadas à população de 90 anos ou mais serão realizadas a domicilio. O coordenador da Atenção Básica, Cleomar Vilela, explica que a medida irá atender no primeiro momento 70 idosos nesta faixa etária. “Recebemos a vacina já destinada para primeira e segunda dose. Seguiremos as orientações do Ministério da Saúde conforme a chegada de cada remessa. Já temos um levantamento deste grupo e vamos imunizá-los em suas residências, a fim de evitar aglomeração nas unidades e preservar a saúde de todos”, cita.

Em função das poucas doses, o coordenador pede a colaboração da população. “Conforme recebermos mais doses, vamos seguir o mesmo protocolo e convocar os grupos prioritários de cada fase. Ainda não temos vacinas para todos, logo precisamos da colaboração da comunidade”, finaliza.

VACINÔMETRO – Em relação a divulgação da quantidade e lista dos vacinados, a Secretaria Municipal de Saúde pontua que o painel deve entrar ao ar ainda nesta quinta-feira (11). O novo serviço de transparência integra a área de boletins do coronavírus, anexo ao portal oficial da prefeitura. Mesmo sem ainda estar disponível, visando transparência e o cumprimento das normativas do Ministério da Saúde, um ofício com a lista completa e dados de vacinados foi protocolado junto ao Ministério Público, na comarca do município.