Alto Araguaia inaugura primeiro Núcleo do Corpo de Bombeiros da região Sudeste de MT

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

Marcos Cardial | Assecom/AIA

O município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) é o primeiro da região Sudeste a contar com uma unidade do Núcleo do Corpo de Bombeiros. A cerimônia de inauguração ocorreu no início da tarde desta terça-feira (3) e contou com a presença de autoridades do Estado, do comando-geral do Corpo de Bombeiros, do prefeito Gustavo Melo (PSB), do vice-prefeito Freud Fraga (DEM), vereadores e secretários municipais, várias lideranças e empresários locais.

O prefeito Gustavo Melo reafirmou o compromisso em entregar a obra aguardada há quase duas décadas. “É um fato histórico. Hoje temos a oportunidade de tornar esse sonho realidade. Se a prefeitura não tivesse feito os investimentos necessários essa unidade estaria em outra cidade e não aqui. A classe política, juntamente com toda sociedade, sempre quis a Unidade do Corpo de Bombeiros em Alto Araguaia. Estamos realizando um sonho com a inauguração efetiva. Era um anseio da comunidade e quem ganha é a população. É mais um presente que Alto Araguaia recebe”, disse o prefeito.

Atualmente a unidade conta com 11 militares, um caminhão auto bomba tanque e uma viatura administrativa. A instalação da unidade só foi possível por meio de investimento em recursos da prefeitura e do Governo do Estado de Mato Grosso. Foram executadas adequações no prédio, pavimentação e cercamento da área, além da compra de toda mobília para atender os militares.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges Ferreira, ressaltou que a inauguração da unidade foi um dia especial para Alto Araguaia e região. Além do município sede, poderá expandir atendimentos a Alto Taquari, Alto Garças e Araguainha (MT) e Santa Rita do Araguaia (GO).

“É um dia muito importante para todos. Para o Estado de Mato Grosso, para Alto Araguaia e os municípios vizinhos. É unidade para atender os municípios da região. Estamos materializando esse sonho, porque a sociedade se mobilizou, o prefeito Gustavo Melo foi muito importante, o governador Pedro Taques por entender a necessidade do Corpo de Bombeiros na cidade e o deputado Sebastião Rezende, que trabalhou em audiências públicas. Todos os atores foram muito importantes”, observou.

Representando o governador Pedro Taques (PSB) e o secretário de Estado de Segurança Pública Luiz Gustavo, o secretário-adjunto de Integração Operacional Jonildo José de Assis reforçou que a nova estrutura está pronta para oferecer as ideais condições de trabalho para os bombeiros e mais qualidade no serviço oferecido à população.

“Alto Araguaia está de parabéns. É uma unidade nova e quem ganha com isso é o cidadão. É muito mais que uma simples edificação. Essa parceria entre a instituição e a prefeitura é muito importante para a interiorização do Corpo de Bombeiros”, ressaltou.

O deputado Sebastião Rezende também lembrou que a inauguração do Corpo de Bombeiros na cidade é um sonho de muitos anos que agora se torna realidade. “Lutamos para que acontecesse. Fizemos audiência pública, houve o comprometimento do Comando Geral do Corpo de Bombeiros e graças a Deus tenho a felicidade de estar nessa inauguração. É um momento especial. Continuaremos lutando em prol desta região para que os benefícios realmente possam vir e efetivamente acontecer”, enalteceu o deputado.