Alto Araguaia é primeiro em MT a assinar convênio para Cadastro de Produtor Primário

Alto Araguaia, MT – O município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) foi à rota de visita de quatro autoridades nesta quinta-feira (30/05). O deputado federal Eliene Lima (PSD), o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e prefeito do município de Juscimeira, Valdecir Colle, o "Chiquinho do Posto", e o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Meraldo Figueiredo de Sá, estiveram no período da manhã, enquanto que o deputado José Domingos Fraga (PSD) visitou o município na parte da tarde. Todos foram ao Parque de Exposição Sílvio José de Castro Maia local em que acontece a 12ª Exposição Agropecuária de Alto Araguaia. [caption id="attachment_20955" align="alignleft" width="351"]DSC02393 Prefeito Maia Neto (centro), vice-prefeito Américo Alves Filho cumprimentam o deputado federal Eliene Lima durante visita a Alto Araguaia[/caption] A primeira comitiva de autoridades a chegar ao município foi liderada pelo deputado federal Eliene Lima. Do aeroporto municipal, seguiu diretamente para reunião na Câmara de Vereadores de Alto Araguaia. Juntamente com o prefeito Maia Neto (PR), o vice-prefeito Américo Alves Filho (PSD) e demais autoridades locais, o deputado, o presidente da AMM e o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, trataram assuntos diversos como audiência para reivindicar a duplicação da BR-364 no trecho entre Alto Araguaia e Rondonópolis; o Programa MT Integrado; regularização fundiária urbana; obras em andamento em Mato Grosso; repasses do Estado para o município e ainda a assinatura do termo de cooperação técnica do convênio de inscrição de produtores rurais da agricultura familiar no Cadastro de Produtor Primário (CPP). Depois de intenso diálogo, ficou pré-agendada uma Audiência Pública no próximo dia 20 em Alto Araguaia para tratar da duplicação da BR-364 entre Alto Araguaia e Rondonópolis. O deputado Eliene Lima se comprometeu em acionar a bancada federal de Mato Grosso na Câmara Federal para participar do encontro. Já o presidente da AMM vai promover articulações no sentido de convocar todos os prefeitos da região Sul de Mato Grosso para marcar presença no evento. Outro ponto a ser discutido é a questão logística da região do Vale do Ariranha. Os produtores locais reivindicam a abertura de uma estrada de 56 km, bem como a construção de uma ponte de concreto de com de 40 metros sobre o Rio Ariranha. A proposta é de estadualizar a estrada, que beneficiará 259 propriedades totalizando uma área de 260 mil hectares. O prefeito Maia Neto (PR) demonstrou entusiasmo com os pontos discutidos e acredita em avanços, principalmente com a prévia marcação da audiência pública. “Uma visita excelente para o nosso município. Discutimos vários assuntos importantes para Alto Araguaia. Será uma audiência muito importante que trará muitos benefícios para nossa comunidade. Vamos colocar em prática todos os temas discutidos nesta reunião”, disse o prefeito. A visita, segundo o deputado federal Eliene Lima, atual coordenador da Bancada Federal de Mato Grosso, é de alinhar o discurso para detectar as necessidades primeiras de Alto Araguaia. Citou como exemplo a audiência pela duplicação da BR-364, o contorno viário bem como discussões de abertura de estrada para interligar a Colônia do Ariranha. “Vamos dar todo apoio às iniciativas propostas, bem como nos colocar a disposição para ajudarmos no desenvolvimento de Alto Araguaia”, assegurou o deputado. Também participaram das conversações os vereadores Gustavo Melo (PSD); Jorge Melo (DEM); Nelcy Pio Peron e Evanilson Fagundes (ambos do PT); Rosimeyre Lopes (PR); presidente do Sindicato Rural Patronal Jacson Niedermeiyer; presidente do PSD, Wanderley Sebastião da Silva Fraga e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Isaías Damascena.