Alto Araguaia é contemplada com retroescavadeira do PAC 2

Por Assecom/AIA

Alto Araguaia é contemplada com retroescavadeira do PAC 2
Espécies nativas do cerrado e frutíferas vão ‘reforçar’ os projetos “Adote uma Árvore” e “Cidade Verde e Florida” [caption id="attachment_24985" align="alignright" width="319"]DSC04049 Mudas já estão no município e já começaram a ser plantadas[/caption] Alto Araguaia, MT – O município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) vai deflagrar nos próximos dias ações voltadas ao meio ambiente com especial atenção ao plantio de mudas. Trata-se da realização dos projetos “Adote uma Árvore” e “Cidade Verde e Florida”. O objetivo é de promover o plantio de 5 mil mudas de espécies nativas do cerrado e espécies frutíferas. A ação vai envolver as secretarias municipais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA); de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; Educação e ainda o Rotary Club; o Ministério Público Estadual (MPE) e o Poder Judiciário, parceiros nessa verdadeira ‘força-tarefa’ para execução dos projetos. As mudas para execução dos dois projetos já chegaram ao município. A primeira etapa com 2,5 mil mudas foi descarregada na SEMAPA ainda na manhã de sexta-feira (18/10). A segunda remessa, com o mesmo montante, chegou ao município nesta segunda-feira (21/10). São mudas de ipês rosa, roxo e amarelo, cajú, goiaba e tamarindo, totalizando 5 mil mudas. Entenda os projetos O “Projeto Adote uma Árvore” foi lançado pelo prefeito Maia Neto (PR) na primeira semana do mês de outubro terça-feira (08/10) e promete envolver 1,6 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino bem como professores e demais profissionais da comunidade escolar. O objetivo é de recuperar áreas degradadas às margens dos córregos Boiadeiro e Gordura e no Rio Araguaia. Os alunos que se destacarem cuidando da muda que plantarem também serão premiados. Já o Projeto “Cidade Verde e Florida”, numa parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, SEMAPA e ainda MPE, Poder Judiciário e Rotary Club, tem como proposta efetuar o plantio de mudas espécies floríferas nativas do cerrado como ipê amarelo, rosa e roxo em pontos estratégicos do município, principalmente às margens da BR-364, logo na entrada da cidade. “Serão grandes projetos voltados ao meio ambiente. Quem ganha é a população do nosso município. São ações que demonstram a preocupação da prefeitura de Alto Araguaia com o meio ambiente. Não vamos medir esforços para que os projetos tenham total envolvimento da comunidade local, bem como promovam uma grande mudança no município, promovendo a recuperação de áreas degradas, bem como garantindo uma cidade mais arborizada”, disse o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Jéfferson Luiz Berigo. Os dois projetos simbolizam o maior programa ambiental com o plantio de mudas já executado no município. “O meio ambiente e a população de Alto Araguaia serão os maiores beneficiados. Vamos aproveitar o período chuvoso que se inicia para iniciarmos o quanto antes esse plantio. A prefeitura e os demais parceiros vão montar uma verdadeira força-tarefa em torno dessas ações”, ressaltou. A prefeitura, em parceria com o Ministério Público, também executarão uma ação visando o plantio de mudas frutíferas para beneficiar os moradores locais.