Alto Araguaia é campeã na 1ª e vice na 2ª classe do Brasileiro de Tênis

Alto Araguaia é campeã na 1ª e vice na 2ª classe do Brasileiro de Tênis
Alto Araguaia, MT – Um dos mais importantes afluentes do Rio Araguaia receberá uma ação voltada para preservação do meio ambiente. Visto de cima serpenteia o município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) e torna-se o primeiro cartão de visita para quem vem de Rondonópolis. Para quem sai enche os olhos dos rompem sua pequena ponte de concreto ao despedir-se da primeira cidade de Mato Grosso na divisa com Goiás. Visando justamente manter este cenário de beleza natural, a prefeitura de Alto Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, fará, nos próximos dias, uma grande campanha de plantio de mudas de árvores às margens do Rio Boiadeiro. [caption id="attachment_18988" align="alignleft" width="319"]DSC02077 Mudas já estão a disposição na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano[/caption] O rio estreito e de água refrescante é um dos cartões postais do município e ao longo do tempo vem sofrendo com falta de conscientização. Preocupado com a situação do Rio Boiadeiro, o prefeito Maia Neto (PR) já determinou a execução de ações emergenciais não só com investimentos na aquisição de mudas, mas de limpeza ao longo de seu curso. As mesmas ações também serão voltadas para os rios Gordura e Araguaia. O trabalho de reflorestamento das margens dos três rios que atravessam Alto Araguaia será efetuado com o plantio de cerca de cinco mil mudas. Na primeira remessa já adquirida pela prefeitura com recursos próprios, duas mil já estão a disposição e devem ser plantadas nos próximos dias concomitantemente com a ação de limpeza. “No começo ano expomos ao prefeito Maia Neto o grande problema que tínhamos com os cursos hídricos em Alto Araguaia. De imediato já foram adquiridas essas mudas para que possamos fazer esse trabalho de recuperação das margens do rio Boiadeiro, Gordura e Araguaia. Nosso objetivo é de recuperar e preservar os recursos hídricos”, disse o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Jéfferson Luiz Berigo. A ação contará também com o envolvimento de escolas da rede municipal de ensino, entidades e comunidade em geral. “Temos uma importante parceria com as escolas e levamos essas crianças até as margens dos nossos rios para o desenvolvimento de programas de educação ambiental. Além disso, mostrarmos a importância do plantio de árvores para os rios e ao meio ambiente como um todo”, explica. A ação proposta pela prefeitura contempla ainda poda e limpeza dos acessos aos locais de banho e trilhas do Rio Boiadeiro, bem como o recolhimento do lixo. Além disso, produtores rurais com passivo ambiental e moradores que queiram mudas podem procurar a Secretaria de Meio Ambiente.