Alto Araguaia contará com atendimentos de mamografia e Papanicolau através do Projeto ‘Sesc Saúde da Mulher’

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

11928 Acessos

O prefeito Gustavo Melo (PSB) anunciou nesta quarta-feira (05.jul.2023) que a Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) firmou parceria com o Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), para assegurar atendimentos de saúde com a unidade móvel Sesc Saúde Mulher para mulheres da cidade e região através do projeto itinerante ‘Sesc Saúde da Mulher’.

O projeto oferece acesso gratuito a exames como mamografia e papanicolau, também conhecido como preventivo ou citopatológico. A unidade móvel é equipada com mamógrafo digital e estrutura adequada para a realização da coleta do exame preventivo de câncer de colo do útero. Além da realização de exames, são ofertadas palestras com orientações para a comunidade.

Os atendimentos começam na segunda-feira (17) a partir das 07h30 (horário de Brasília). A estrutura do Sesc Saúde Mulher ficará sediada na Rua Silvio José de Castro Maia, fundos da Praça Coronel Ondino Rodrigues Lima (Praça da Matriz) em frente à sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads). Os pré-cadastros das mulheres acima de 40 anos devem ser realizados na Secretaria de Saúde.

O chefe do Executivo e a secretária de Saúde, Manoela Nunes de Souza, vem desde a última semana empreendendo ações no sentido de assegurar a vinda do projeto para Alto Araguaia. A titular da pasta também já iniciou um ciclo de encontros e reuniões com profissionais da área no município. O objetivo com o bate-papo é otimizar os atendimentos assim que o caminhão e os profissionais do projeto chegarem ao município.

Gustavo Melo ressaltou o pronto atendimento do presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, para que o município fosse beneficiado com a ação. Ele ressaltou que o projeto é uma espécie de antecipação do Outubro Rosa e que o objetivo com a ação conjunta é ampliar o acesso à saúde e promover a conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.

“O projeto itinerante ‘Sesc Saúde da Mulher’ fica em Alto Araguaia por pelo menos 30 dias. Para nós é uma imensa satisfação contar com essa parceria para atendimento das mulheres de Alto Araguaia e dos municípios da região, que precisam desse tipo de apoio. Saúde sempre será a nossa prioridade. Conseguir atender tantas mulheres de uma só vez através dessa importante parceria com o Sesc faz toda a diferença”, destacou o prefeito.