Alto Araguaia antecipa segunda dose da Pfizer; vacinados até o dia 30 de junho devem receber o reforço

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia (MT) antecipa a segunda dose da vacina da Pfizer para pessoas que receberam a primeira dose até o dia 30 de junho. A aplicação do reforço inicia a partir desta quarta-feira (01) seguindo o cronograma da Saúde nos postos de vacinação.

A redução do intervalo ocorre devido a quantidade de imunizantes em estoques e parte destes com prazo de validade para o dia 17 de setembro. Conforme a bula do imunizante da Pfizer, a aplicação da segunda dose é prevista 21 dias após a primeira. No entanto, no Brasil, o Ministério da Saúde determinou intervalo de 90 dias.

Para completar a imunização, é necessário apresentar a carteira de vacinação que comprove a aplicação da primeira dose além de documento oficial com foto. Não é necessário agendar atendimento.

Segundo a coordenação de Atenção Básica do município, o grupo alvo do adiantamento contempla em maior parte gestantes, puérperas, lactantes, profissionais da assistência social e educação. “A medida se faz necessária pois estamos com baixa procura pela vacina, onde são aplicadas o da Pfizer, e temos mais de 600 destes imunizantes em estoque”, explica a coordenadora Isabela Fraga.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO – O cronograma para a antecipação do imunizante Pfizer segue o mesmo adotado pela Secretaria Municipal de Saúde desde a vacinação por faixa etária, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Segunda-feira - Unidade Básica de Saúde (UBS) Gair de Barros, no Bairro Gabiroba;

Terça-feira - UBS Vanessa Welter, no Bairro Nossa Senhora Aparecida;

Quarta-feira - UBS Ondino Rodrigues Lima, em frente à Rodoviária, no Bairro Aeroporto;

Quinta-feira – UBS Celso Siqueira França, no Centro;

Sexta-feira – UBS Manoel Marques de Souza, na Cohab.