Alto Araguaia aguarda primeiro lote de vacinas contra a Covid-19

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Alto Araguaia aguarda primeiro lote de vacinas contra a Covid-19

O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo Melo (PSB), afirmou que o município que administra está preparado para iniciar o processo de vacinação contra a Covid-19. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (18) ao lado da secretária de Saúde, Manoela Nunes de Souza, a Manú, tão logo o governador Mauro Mendes (DEM) citar que Mato Grosso receberá 65,7 mil doses da vacina na primeira etapa.

“Quero dizer que nas próximas horas a vacina contra Covid-19 estará em solo mato-grossense. Esperamos receber as primeiras doses ainda nesta terça-feira, caso não ocorra nenhum atraso. Estamos preparados com a logística já definida para buscar as doses e iniciar a vacinação junto o grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde”, disse o prefeito. “Desde o início da pandemia, temos trabalhado para oferecer o melhor atendimento de saúde pública aos araguaienses. Alto Araguaia está preparada para começar a aplicação das doses da vacina. Estamos muito confiantes. Será um momento histórico para todos”, disse o prefeito.

A secretária de Saúde frisou que o município já conta com um estoque de cerca de 3 mil seringas e agulhas descartáveis, quantidade que será ampliada, conforme ocorrer a liberação de novos lotes de vacina contra a Covid-19.

“Ainda não temos um número específico de doses, mas já existe uma demanda pré-estabelecida que engloba os grupos prioritários e os profissionais da saúde, que desde o início estão na linha de frente no enfrentamento à pandemia. Nossos profissionais estão preparados para efetuar a vacinação com atendimento em todas as unidades básicas de saúde”, explicou a secretária, detalhando alguns pontos previstos no Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19.

Outro ponto abordado durante vídeo publicado nas redes sociais foi a necessidade de a população usar a máscara, utilizar álcool em gel, manter o distanciamento social e evitar aglomeração, elementos fundamentais na prevenção. Devido ao aumento da média móvel de novos casos da Covid-19 em Alto Araguaia nos últimos dias, o prefeito Gustavo Melo anunciou que ainda esta semana será editado decreto com novas medidas de prevenção, seguindo regras a serem definidas pelo Governo de Mato Grosso em novo decreto que também deve ser publicado ainda nesta terça-feira (19).