Alto Araguaia abre inscrições para seleção de projetos culturais de acordo com a Lei Aldir Blanc

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

As inscrições de projetos culturais de pessoas físicas da Lei Emergêncial de Incentivo à Cultura Aldir Blanc estão abertas. Artistas, oficineiros, professores de escolas de arte, produtores, técnicos e curadores residentes em Alto Araguaia (MT) podem se inscrever até o dia 03 de dezembro de forma gratuita, na sede da Secretaria de Educação, Esportes, Cultura, Turismo e Lazer do município. Serão selecionados até 89 ações culturais credenciadas com incentivo que varia de R$ 1.200 até R$ 5 mil.

Os interessados em participar da Chamada Pública deverão inscrever o projeto conforme formulários e anexos disponibilizados no site da prefeitura e apresentar toda documentação prevista no edital (disponível aqui), além de um vídeo de 3 a 20 minutos de duração.

Poderão apresentar projetos de eventos artísticos ou culturais como, apresentação música, instrumental, palestra sobre cultura popular, apresentação de danças culturais, palestra com entrevista, debates, exposição de telas, contação de histórias, oficina de confecção de peças artesanais, exposição de artesanatos, apresentação de livro, exposição fotográfica e de manutenção de projetos culturais e atividades promovidas na comunidade.

LEI ALDIR BLANC - A Lei Federal 14.017/2020, conhecida como Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, prevê ações emergenciais destinadas ao setor cultural um dos mais afetados pela pandemia do novo Coronavírus.

Após sancionada em junho de 2020 e regulamentada em agosto, coube à Prefeitura seguir com ações necessárias para a regulamentação da Lei no Município. Esta etapa antecede o recebimento de recursos onde a Prefeitura abre chamadas públicas e editais para que artistas locais possam ser contemplados.