Agricultura: mais de 10,4 mil mudas são entregues em Alto Araguaia

Agricultura: mais de 10,4 mil mudas são entregues em Alto Araguaia
Alto Araguaia, MT – A forte chuva de domingo (15/12) deixou um rastro de destruição no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). Residências invadidas, muros derrubados, buracos com até dois metros de profundidade, muitas ruas intransitáveis e outras até cortadas pela força da enxurrada. E para mitigar os problemas de tráfego em diversas ruas, a prefeitura montou uma força-tarefa para o desenvolvimento de um amplo trabalho de limpeza e recuperação das ruas em vários bairros da área central. [caption id="attachment_25421" align="alignleft" width="319"]DSC04632 Ruas danificadas por conta da forte chuva estão sendo recuperadas. Trabalho deve atender todos os bairros que enfrentam problemas de tráfego[/caption] As ações estão sendo desenvolvidas pelas secretarias municipais de Infraestrutura e Serviços Urbanos e também de Obras e Frotas. Homens e equipamentos iniciaram nesta segunda-feira (16) retirada de pedras, areia e lama das ruas em diversos pontos do município. Em outra frente, caminhões e máquinas iniciaram o trabalho de recuperação de ruas que tiveram o tráfego comprometido devido à força da enxurrada. Esse trabalho começou pela Rua 20 no Bairro Nossa Senhora Aparecida e se estenderá por várias outras ruas. Na localidade, a força da água provocou a abertura de verdadeiras crateras com até dois metros de profundidade. O trabalho deve se estender por 15 dias. O secretário de Obras e Frota, Edinaldo Alves de Abreu, o Bordado, evitou dar prazo. O trabalho, porém, será desenvolvido em todos os bairros que tiveram ruas danificadas. “Ainda no início da gestão do prefeito Maia Neto, promovemos a recuperação de todas as ruas do perímetro urbano de Alto Araguaia. E assim foi feito. Porém, neste domingo a chuva foi muito intensa. Montamos uma equipe e iniciamos esse trabalho de forma emergencial. A chuva foi muito grande. O prefeito nos cobrou e quer que as condições de tráfego em estradas danificadas na zona urbana e rural sejam normalizadas o mais rápido possível. A exemplo do que fora feito no início do ano, vamos promover o cascalhamento destas ruas”, disse o secretário. Outra frente em ação Enquanto as ruas não pavimentadas são recuperadas, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, liderada pelo secretário Juldézio Borges de Oliveira, desenvolve ações em outra frente de trabalho. As ruas que tiveram bloquetes, rede de esgoto e de água danificados estão recebendo atenção especial. Além disso, foram montadas várias equipes para atuar na retirada de pedra e varrição de ruas na área central de Alto Araguaia. “O prefeito Maia Neto solicitou que limpássemos imediatamente as ruas que foram atingidas pela forte chuva de domingo. Iniciamos o trabalho pela Rua Benjamin Constant e avançamos por várias outras ruas. Além disso, recuperamos a Rua João Alves Ferreira “João Segundo”, que dá acesso à nova sede do Tribunal Regional do Trabalho, o TRT. E assim vamos manter essa rotina pelos próximos dias. Nossa intenção e planejamento é reparar todos os danos provocados pela chuva. Temos várias equipes com auxílio de uma retroescavadeira promovendo a retirada da lama, pedra e entulho das ruas”, ressaltou.