Ações esportivas mobilizam população araguaiense para participar do Araguaia Cidadão

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Monique Espósito (Estagiária Assecom/AIA)

A união de atividades esportivas, conscientização ambiental e solidariedade movimentaram o final de semana em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). As ações com torneio de futsal, futebol, vôlei, tênis, descida de caiaque, corrida e caminhada, além de interação, saúde e lazer, visam mobilizar a população para participar do Araguaia Cidadão que acontece nos dias 13 e 14 de agosto, no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O projeto irá oferecer diversos serviços gratuitos na área de saúde, cidadania e justiça.

No domingo (11), as atividades iniciaram com a 1ª Corrida de Rua. Divididas em sete categorias (geral feminino e masculino, 15 a 25 anos, 26 a 36 anos, 36 a 45 anos, 46 a 55 anos e 56 anos e acima), 76 atletas das cidades de Alto Araguaia, Rondonópolis (MT), Santa Rita do Araguaia e Mineiros (GO), percorreram 4,2 km de corrida e 2 km de caminhada.

Ao conquistar o primeiro lugar do pódio na categoria geral, o maquinista ferroviário Edelson Almeida, fala que ficou feliz com o tempo de prova realizado, de 15’28.  “Já vinha me preparando junto com o nosso grupo, fizemos vários treinos neste percurso. O tempo menor foi justamente pelo treino. A organização está de parabéns até por promover o bem-estar e divulgar o evento”, destaca.

De acordo com o organizador, Adriano Barbosa Cardoso, o evento atendeu o propósito. “Tivemos um bom número de participantes. A nossa ideia é incentivar a prática de atividade física além de divulgar o evento maior”.

Ainda na tarde de domingo, aconteceu o encerramento do Torneio de Tênis Solidário na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). Em quatro categorias e em três dias de disputa, o torneio arrecadou fundos para serem revertidos ao evento na compra de cestas básicas.

Já durante todo o sábado (10), um grupo de aventureiros desceram o Rio Araguaia em caiaques e barcos para o plantio de mudas nativas, como jatobás, buritis e ingás. A ação movimentou cerca de 100 pessoas das cidades de Santa Rita do Araguaia, Mineiros (GO), Alto Taquari e Alto Araguaia (MT).

A saída aconteceu às 9h no Córrego Sapinho, afluente do Rio Araguaia, com chegada na Pousada Recanto das Águas, em Santa Rita do Araguaia (GO). Com apoio do Núcleo do Corpo de Bombeiros, homens, mulheres e crianças, percorreram aproximadamente 25 km em águas.

“A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tem entendido a importância do evento e não poderia deixar de apoiar. Infelizmente há algumas áreas às margens do rio que estão degradadas. Precisamos conscientizar mais a população”, disse o secretário da pasta, João Dias, que esteve presente no evento.

O organizador do passeio, Dimas Gomes Neto, fala que a parceria entre o judiciário, colaboradores e prefeitura, trarão melhorias para a população. “Nós mesmos que seremos beneficiados. Vamos cuidar hoje para não termos problemas no futuro. Parte da margem já está conservada pela natureza, mas há poucas espécies nativas”, descreve.

Para juíza de direito da comarca de Alto Araguaia, Marina França, o judiciário tem missão maior do que só julgar processos e conflitos. “Nós temos também a missão de conscientizar, levar cidadania para as pessoas. A ação foi pensada para despertar a consciência ambiental e chamar a atenção das pessoas para necessidade de preservação do meio ambiente e, principalmente, do nosso Rio Araguaia.

Já na sexta-feira (09), os projetos esportivos do município estiveram em disputa interna nas modalidades de futsal, futebol socity e vôlei. A competição aconteceu durante o dia no Complexo Esportivo Euclides Carrilho de Castro Neto, no Bairro Aeroporto.