Ações do NASF levam atividades físicas e informações sobre cuidados com saúde

Foco das ações é levar informações para saúde preventiva

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Ações do NASF levam atividades físicas e informações sobre cuidados com saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), por meio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), empreendeu, nesta terça-feira (7), uma série de ações voltadas à saúde preventiva. O trabalho começou com uma palestra voltada para servidores lotados na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Transportes e Frota (SINTRAF) e com atividades físicas junto os grupos de hipertensos e diabéticos atendidos nas cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

As ações foram empreendias pela fonoaudióloga Thay Calvacante, pela nutricionista Edine Taques, pela psicóloga Suzana Gleriano e pelo fisioterapeuta Maciel Aurélio Peruchi integrantes do NASF.

O trabalho é uma rotina do NASF. Com a proximidade do feriado prolongado o objetivo foi levar aos profissionais da SINTRAF informações sobre cuidados para se evitar doenças sexualmente transmissíveis, além de orientações sobre alimentação e hidratação, cuidados com a voz por conta do consumo de bebidas alcóolicas e cigarro. A ação incluiu ainda entrega de folders sobre orientações. Cuidados para evitar que crianças consumam bebidas alcóolicas por conta de descuido dos adultos também foram abordados.

No PSF Ondino Rodrigues de Lima, as profissionais levaram orientações sobre cuidados com a saúde do homem, visto que cada unidade de saúde dedica ações e cuidados a esse público.

O trabalho nesta terça-feira incluiu ainda atividades com grupo de diabéticos hipertensos na Academia da Saúde ao lado do Ginásio Poliesportivo Jerônimo Samita Maia, o Samitão. O fisioterapeuta Maciel Peruchi reforçou que as atividades são desenvolvidas diariamente junto a esses grupos nas unidades de saúde.

CRONOGRAMA - O profissional informou que na segunda-feira são atendidos os pacientes da Unidade Básica de Saúde Vanessa Welter, no Bairro Nossa Senhora Aparecida; as terças-feiras do PSF Gair de Barros, no Bairro Gabiroba; nas quartas-feiras é a vez do PSF Ondino Rodrigues de Lima, no Bairro Aeroporto e as quintas-feiras PSF Manoel Marques de Souza, no Bairro da Cohab.

“Sempre na última quinta-feira do mês tem um encontrão entre todos os integrantes dos grupos de diabéticos e hipertensos. Já ocorreu na Academia da Saúde e no Parque Ecológico Municipal Atanael Farias da Costa. O terceiro será na orla às margens do Rio Araguaia com a palestra de um médico”, disse o fisioterapeuta.

As ações do NASF para levar informações à comunidade continuam nessa sexta-feira (9) com um trabalho de panfletagem junto ao comércio na Avenida Carlos Hugueney e na avenida principal no Bairro Aeroporto.