Ação da Prefeitura viabiliza 40 exames oftalmológicos gratuitos à população de Alto Araguaia

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Uma ação realizada pela Prefeitura de Alto Araguaia (415km de Cuiabá), viabilizou exames oftalmológicos gratuitos no município. O atendimento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) via Consórcio Intermunicipal de Saúde Sul de Mato Grosso (CORESS), na última semana na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ondino Rodrigues de Lima.

Cerca de 40 pacientes que aguardavam na fila de regulação foram atendidos. Os exames de prevenção e diagnóstico precoce de glaucoma, catarata, pterígio e outros problemas relacionados a visão, foram comunicados diretamente aos pacientes que estavam com prioridade médica.

Quem comemorou ao receber a ligação da equipe da Central de Regulação foi o senhor Carlos Alves dos Santos. Ele conta que esteve em viagem e ao ver para fazer exames não tinha condições de pagar. “É tudo à vista e a gente não tem condições. Estou muito feliz por que a classe da terceira idade tem que passar por estes exames e ter esta oportunidade na porta da gente é muito gratificante porque os governantes estão olhando por nós”, complementa.

Crianças também foram atendidas pela ação. Luciana Camilo disse que o filho usa óculos desde pequeno e precisava aprofundar os exames. “Viemos fazer o exame para ver se tem algum problema de lesão nas córneas ou no globo ocular. Fiquei surpresa em saber que poderia fazer este exame aqui. Para mim ficou perfeito”, comemora.

O prefeito Gustavo Melo lembra que ações como estas já beneficiaram milhares de pacientes do município. “Este trabalho é extremamente importante para a população. Constantemente temos realizado mutirões, encaminhado pacientes para consultas, exames e cirurgias. Buscamos sempre zerar a fila de espera apesar de a demanda continuar crescente estaremos sempre levando mais saúde a quem precisa”, afirma.