5 mil mudas são adquiridas para execução de projetos ambientais em Alto Araguaia

[caption id="attachment_24942" align="alignleft" width="319"]DSC_1831 Largada aconteceu sob fina garoa. Porém, a Corrida de Rua aconteceu tranquilamente[/caption] Alto Araguaia, MT – A intensa e calma chuva que caiu na manhã deste domingo (27/10) apenas atrasou, mas não impediu a realização da 2ª Corrida de Rua em comemoração aos 75 anos do aniversário do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). Os participantes não esconderam a satisfação com o tempo, já que no momento da largada ainda predominava uma fina garoa, o que contribuiu para uma pequena queda na temperatura favorecendo a corrida. Pessoas que todas as idades encararam o mau tempo e foram para a rua participar do último evento alusivo às festividades do aniversário da cidade. A corrida, que contou com apoio de homens e veículos do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), começou por volta das 09h20min e contou com cerca de 60 inscritos. Desde as primeiras horas da manhã o tempo nublado indicava chuva, mas em nenhum momento da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo, Cultura e Lazer (SEMEL) cogitou cancelar a corrida até mesmo para prestigiar os atletas locais e os que vieram de outros municípios de Mato Grosso como Sinop e Rondonópolis e também dos estados de Mato Grosso do Sul e de Goiás. Os corredores de Alto Araguaia participaram ativamente da Corrida de Rua, que teve percurso de 08 km. Na categoria 30 a 39 anos, o primeiro a cruzar a linha de chegada após romper os últimos metros da Avenida Carlos Hugueney, ponto também de largada da corrida, foi o morador de Santa Rita do Araguaia Evandro Ferreira Fernandes. Mesmo com uma lesão no tornozelo não encontrou dificuldades para vencer. Essa é a sexta vez que fatura a Corrida de Rua em Alto Araguaia. E ele já faz planos para a próxima competição. Vai participar da Corrida de Reis de Cuiabá no mês de janeiro de 2014 depois de chegar na 23ª posição este ano. “A Corrida de Rua de Alto Araguaia também serve como preparação. É sempre bom vencer aqui, mas meu propósito é melhorar minha colocação na Corrida de Reis”, disse, que faturou uma premiação de R$ 150,00 e uma medalha de participação. Quem também participou e venceu a categoria feminina 50 anos acima foi à moradora do Jardim Novo Araguaia Deuzanete Ferreira de Souza. Ela participou pela segunda vez da Corrida de Rua. É a segunda vitória, diga-se de passagem. A dona de casa, que pratica corrida há cinco anos, não escondeu a felicidade em ter vencido a prova. Para quem não pratica atividade física regular, ela deixou um recado: “Tem que praticar. A corrida nos deixa mais disposta. Quero aproveitar para convidar as mulheres a correr porque é muito bom e principalmente porque faz bem para a saúde”, ressalta. Foram disputadas as categorias 12 a 14 anos; 16 a 19 anos; 20 a 29 anos; 30 a 30 anos; 40 a 49 anos e acima de 50 anos nas categorias masculino e feminino e entregue uma premiação em dinheiro de R$ 3,1 mil e ainda medalhas aos participantes. A premiação foi entregue pelo secretário Maciel Aurélio Peruchi, demais integrantes da equipe da SEMEL; diretor-presidente da Associação Cultural Nascente do Araguaia e Taquari (ACENA), Nelsoney da Costa Marques; vereadores Wanderalques de Castro, o Wando (PR); Nelcy Pio Peron e Guilhermino Berigo, o Finega (ambos do PT). [caption id="attachment_24943" align="alignright" width="319"]DSC_1881 Alunos da APAE também participaram da Corrida de Rua e prestaram sua homenagem ao aniversário de Alto Araguaia[/caption] Quem também se deu bem e mostrou que para praticar o esporte não tem idade foi a Izabel Maria de Melo, 62 anos. Integrante do Grupo da Melhor Idade de Frente para Vida, ela ficou em segundo lugar na categoria feminina 50 anos acima e começou a praticar corrida incentivada pela amiga Ibrandina, da Casa do Artesão. “Correr é muito bom. É viciante. O corpo pode envelhecer, mas a alma não e a corrida é fundamental para manter o espírito jovem e o corpo sempre disposto. As pessoas não devem se acomodar. Tem que praticar esporte. Recomendo a corrida. É muito bom”, afirmou. Corrida especial A Corrida de Rua em comemoração ao aniversário de Alto Araguaia contou com uma ‘disputa’ muito especial. 12 alunos da Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais (APAE) inscreveram-se e fizeram parte do trajeto. Após todos cruzarem a linha de chegada aplausos, comemoração e emoção para os envolvidos e para quem acompanhou a interatividade entre os alunos.