400 famílias recebem cartões do auxílio emergencial em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

400 famílias recebem cartões do auxílio emergencial em Alto Araguaia

A secretária de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Carvalho, o prefeito Gustavo Melo (PSB), a primeira dama Priscila Dourado e vereadores, entregaram na manhã desta terça-feira (4) os cartões do Programa Ser Família Emergencial para famílias carentes do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). A solenidade reduzida por conta dos protocolos de prevenção ao coronavírus (Covid-19) foi realizada na quadra da Escola Municipal José Inácio Fraga, no Bairro Boiadeiro.

O programa de transferência de renda terá duração de cinco meses. A previsão é de investimentos na ordem de R$ 75 milhões, sendo R$ 50 milhões do Governo e R$ 10 milhões da Assembleia Legislativa e R$ 15 milhões de emenda parlamentar destinada pelo senador Jayme Campos.

Cada beneficiário receberá o de R$ 150 reais, que será creditado no cartão a partir do dia 8 de maio, justamente em alusão ao Dia das Mães. Com os recursos será possível a compra exclusiva de alimentos, sendo proibida a aquisição de bebidas alcoólicas, produtos à base de tabaco, cosméticos e combustíveis.

Moradora do Bairro Aeroporto, Miriam Xavier Lima foi a primeira a receber o cartão na solenidade. Ela saiu do evento feliz com a nova fontes de renda. “Ajuda muito, graças a Deus. Chegou em uma hora muito boa. Agradeço muito o prefeito e a primeira dama também. A maior dificuldade minha era que eu não tinha nada. Será um dia das mães diferente para mim. Estou feliz”, citou ela.

Adriana Lina Jesus tem três filhos e também mora no Bairro Aeroporto. Ela foi outra contemplada com o cartão e disse que os recursos serão importantes. “É uma alegria muito grande. Reforça o orçamento da família, com certeza. Quero comprar carne, arroz e feijão. Estou feliz, glória a Deus. Só tenho a agradecer. Essa gestão só veio para nos ajudar, principalmente os de baixa renda”, disse.

A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Carvalho, lembrou que o programa Ser Família Emergencial foi idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes. “É uma satisfação muito grande estar em Alto Araguaia. Estamos muito felizes. Esse cartão chega em um momento muito importante para essas famílias. É exclusivamente para alimentação e vai trazer um alento para essas 100 mil famílias que serão atendidas nos 141 municípios de Mato Grosso”, detalha.

Primeira dama de Alto Araguaia, a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Priscila Dourado ressaltou que o Programa Ser Família Emergencial chega em um momento importante para assistir famílias que necessitam de apoio, especialmente com a crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus. “Irá fazer uma diferença muito grande na mesa de cada trabalhador, de cada pai de família. Hoje nosso sentimento é de total gratidão”, frisa.

O prefeito Gustavo Melo parabenizou o governador Mauro Mendes, o deputado presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, o senador Jayme Campos, a primeira dama Virgínia Mendes e a secretária Rosamaria Carvalho por incluir Alto Araguaia no programa e beneficiar 400 famílias. “Vai fazer a diferença na mesa do cidadão que mais precisa. Só temos a agradecer”, finalizou.

Também participaram da solenidade a presidente da Câmara de Vereadores, Mariana de Souza, vice-presidente Marília Rabelo, vereadores Marcos Nunes (primeiro-secretário), Clodoaldo Fernandes, Fabiano do Gás, Marilzan Nunes da Costa, Ricardo Barbosa e Luiz Carlos Machado Júnior, o Luizinho.